Não dá para relaxar, a luta é diária e é insana. A equipe de Saúde do Município de Macarani merece mesmo todos os elogios que vem recebendo, inclusive pelo cuidado com os pacientes vacinais que seguindo o cronograma tem ido aos postos de saúde, tem recebido a vacina em casa ou ficam dentro dos veículos por algum problema de mobilidade.
Macarani é um dos municípios baianos que, apesar da pouca disponibilidade de doses que tem recebido desde o início da campanha de vacinação vem apresentando índices de desempenho 100% positivos de aproveitamento e aplicação das vacinas Coronavac e Astrazêneca, evitando qualquer perda no armazenamento das mesmas e seguindo o cronograma rigoroso do Plano Nacional de Vacinação tem zerado o estoque a cada semana.
Mesmo assim, com toda a eficiência dos profissionais, a luta é diária e insana e não se pode facilitar. Só para dar um exemplo prático: no penúltimo boletim emitido no final da semana passada, haviam três casos ativos, após ter quase zerado esse número. E surpreendentemente, no boletim divulgado nesta segunda-feira 03/05 os casos subiram para 14 (quatorze) ativos, o que mostra que não podemos descuidar das medidas preventivas.
Na opinião da Secretária de Saúde Dra. Sione Passini: “Acredito que quando ocorreu uma redução do número de casos, criou-se uma falsa sensação de que a pandemia acabou, o que não reflete a realidade . Devemos lembrar que a nossa região ainda está com uma alta taxa de ocupação de leitos de covid.”
“Novamente quero pedir a população que nos ajude fazendo sua parte, mantendo as medidas de proteção individuais e coletivas, principalmente usando máscara e evitando aglomeração.”Opinião da Dra. Sione para o RGBAHIA