21 de abril é o 111.º (centésimo décimo primeiro)dia do ano no calendário gregoriano . Faltam 254 para acabar o ano de 2021.
É Claro que quando falamos em 21 de abril, aprendemos desde os primórdios da nossa educação escolar que hoje devemos reverência ao Mineiro, José da Silva Xavier, o Tiradentes que morreu enforcado em 21 de abril de 1792 por lutar contra a tirania portuguesa.
Mas hoje também é dia de homenagear a nossas forças policiais, tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil. Esses cidadãos que arriscam suas vidas dia a dia, para que possamos ter mais segurança e tranquilidade para vivermos nossas próprias vidas.
Ainda de acordo com o artigo 144, § 4º, da Constituição Federal, que especifica o papel das Polícias Civis, são funções institucionais destas, ressalvada a competência da União.
A polícia militarPM – No Brasil a Polícia Militar tem encargos de policiamento geral de civis e militares e é conhecida como a Força Policial que realiza o policiamento ostensivo, preventivo, repressivo imediato e de preservação da ordem pública em todo o território Brasileiro, sendo que cada Estado e o Distrito Federal possui sua própria Polícia Militar, subordinadas ao Governador do Estado a que pertencem.
O Dia de Tiradentes é comemorado em 21 de abril, e é considerado um feriado nacional no Brasil.
Esta data homenageia a figura do herói nacional JoaquimJosé da Silva Xavier, popularmente conhecido por “Tiradentes” (referência ao seu ofício de dentista). O feriado de 21 de abril é importante porque Tiradentes, que foi morto nessa data em 1792, é considerado um brasileiro que lutou pela LIBERDADE.
No ano de 1789, uma parte da população de Minas Gerais fez uma tentativa de revolta separatista contra o domínio dos portugueses no Brasil. Tiradentes foi ativista desse movimento e o único condenado à morte por enforcamento. Por este motivo, as suas ações são reconhecidas como atos heroicos que lhe garantiram o status de importante figura histórica brasileira.
O feriado foi estabelecido pela Lei Nº 4.897, de 9 de dezembro de 1965 durante o governo do presidente Castelo Branco. O nome de Tiradentes está escrito no Panteão da Pátria e da Liberdade Brasileiro (conhecido como o “Livro dos Heróis da Pátria”) desde 21 de abril de 1992.