A Secretaria Municipal de Saúde de Itapetinga confirmou nesta quarta-feira, 24, por meio de nota, que as novas variantes do coronavírus estão circulando na cidade. A constatação foi feita com base em informações repassadas pelo CIEVS – Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde – com a notificação da variante SARS-CoV-2 (VOC 202012/01), da Linhagem B.1.1.7, (Reino Unido), de uma amostra de RT PCR coletada por um Laboratório da rede privada. O paciente é jovem, do sexo masculino e passa bem em sua residência.
Essa variante tem importância epidemiológica, foi identificada pelas autoridades de saúde do Reino Unido em 14 de dezembro do ano passado e notificada em mais de 62 países. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ela foi responsável por um aumento significativo da transmissibilidade, incidência, hospitalizações e pressão sobre o sistema de saúde desde a sua identificação. Sáiba mais pelo material publicado pelo LABOR enviado ao RGBAHIAatravés das imagens da GIF abaixo (veja com atenção).
Em resposta a questionamentos feitos pelo RGBAHIA, a Secretária de Saúde do Município de Macarani, Sione Passini, informou que a notícia é preocupante não só para Itapetinga, mas para todas as cidades da região, e que isso só vem a reforçar a necessidade das medidas preventivas implantadas pelo estado e acatada pelos municípios.
“Macarani já está seguindo o decreto estadual. As ações de campo de conscientização continuam ocorrendo de forma programada semanalmente, com a colaboração dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias , além do monitoramento pela Guarda municipal e Policia Militar, que cuidam de manter ativo o toque de recolher. As medidas de prevenção continuam as mesmas, lavagem de mãos, distanciamento social e uso de máscara”.
No último boletim divulgado sobre o quadro do Coronavírus em Macarani, veio a informação do primeiro óbito registrado no Município em 2021 vitimado pelo Covid 19, aumentando de dezesseis para dezessete o número de mortos desde maio de 2020. A Secretaria de Saúde não informou a Imprensa o nome da vítima e nem o sexo. Mas fato é fato, e é preciso cuidado redobrado e atenção ao cumprimento das medidas preventivas e recomendações.