Santificada em outubro de 2019 pelo Papa Francisco, a primeira Santa Brasileira, a Baiana Irmã Dulce, cuja obra de amor ao próximo inspirou e emocionou ao mundo, inspirou também a Campanha da Fraternidade 2020 definido pela CNBB na frase: “Fraternidade, vida e compromisso”. A campanha chama a atenção de cada um de nós para a nossa responsabilidade com o próximo que esteja precisando do nosso amor e cuidado.
O lema:“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele.”Lucas 10, versículos 33 e 34, é a frase bíblica de reflexão da campanha, que é oficialmente lançada em todo o Brasil na quarta-feira de cinzas. Nesta terça-feira 21 de janeiro, foi lançado o cartaz de divulgação da campanha. O cartaz também apresenta, ao fundo, o Pelourinho, lugar icônico da capital baiana. A mensagem é de “vida doada é vida santificada. A vida é um intercâmbio de cuidado”.
“Por isso que a Irmã Dulce cuida. E seu modo de cuidar sinaliza uma Igreja em saída. Então, é cuidar das pessoas que estão próximas a nós. Onde estou é lugar de cuidado da pessoa, do mundo, da ecologia. Depois, o cenário faz menção à questão do mundo urbano. Amar é fazer o bem! Daí a beleza do cartaz, que está sintonizado com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no que diz respeito ao pilar da caridade”.Explica o Padre Patrick,Coordenador Nacional da Campanha da Fraternidade.
E os fiéis macaranienses, católicos ou não, que desejam divulgar e até colaborar para um melhor desenvolvimento da Campanha da Fraternidade 2020, já podem adquirir a camisa da campanha. Basta se dirigir a Secretaria da Paróquia São Pedro e pagar apenas 25 ( vinte e cinco) reais pela camisa que é muito linda conforme nós mostramos na fotografia.