RETROSPECTIVA 2019 – Março e abril revelam um Prefeito sem compromisso que arruma uma guerra com a educação. Prefeito dá calote até no Sindicato dos Servidores Públicos.
MARÇO :No mesmo período de carnaval que uma ação de marginais mergulhou Macarani em fevereiro de 2012 quando explodiu as agências bancárias do Banco do Brasil e Bradesco, pouco mais de um ano depois o Banco do Brasil devolvia aos clientes a agência com todos os serviços funcionando. Foi o fato positivo do mês de março que marcou o dia 1º e a primeira sexta-feira do Mês. Os macaranienses agradeceram e comemoram o fim das trevas.
No mesmo dia o Prefeito começou uma queda de braço com os profissionais da educação, ao anunciar o pagamento dos salários e pagar descontando valores e não cumprindo com acordos firmados. Começaria ali a ser travada uma guerra que iria durar todo o ano.
Na quarta-feira dia 06, pós carnaval os Professores realizaram a primeira de muitas assembleias. E das cinzas de Momo começaram a cavar as trincheiras que resultariam na guerra com o Prefeito que deu calote na educação.
Depois dos protestos dos Professores na quarta-feira 06/03, na quinta-feira 07/03 foram os Agentes Comunitários de Saúde e Endemias (dengue e companhia), que bateram na porta da Prefeitura exigindo o repasse de ajuda de custo liberado pelo Ministério da Saúde no valor de R$ 235,00 (duzentos e trinta e cinco reais), equivalente ao mês de janeiro e que deveria ter sido pago no dia 04 de fevereiro mas que até aquela data só ficou na promessa.
Dia 08:Dr. Heraldo Rocha, envia gravação em vídeo exclusivo para o RGBAHIA, confirmando sua pré-candidatura a Prefeito de Maca rani. O anúncio divide opiniões no meio político.
Finalmente alguma explicação sobre as casas do Ypê Ville: Secretário de Esportes em conversa no WathsApp , diz que empresa e empresário da obra desapareceram. E a Prefeitura fez o que? Sem resposta…
Dia 13: Cansados de esperar resposta do Prefeito, Professores realizam assembléia e iniciam greve da categoria, fato inédito na História da educação municipal de Maca rani.
“Eu não fui convidado, não recebi convocação e por isso não participei da reunião dos professores. Mas tinha gente lá que se fosse na época de Nogueira, Carlinhos ou Armando não estaria lá por conveniência de cargo e função.” Pronunciamento de Járbio na Câmara revolta Professores e população!
Dia 18: O que já era esperado aconteceu: a Câmara De Vereadores de Macarani ficou pequena para o grande público presente nesta segunda-feira 18/03 que juntamente com mais de 170 professores lotou o auditório e a área externa do Legislativo Municipal, confirmando sem dúvidas o maior público presente desde que a atual Câmara iniciou seu mandato em janeiro de 2017.
Elucidado o roubo do Pé de Pano: “Tenho satisfação em informar que já foi elucidado o furto do famoso cavalo Pé de Pano, o qual ainda hoje estará com o seu legítimo proprietário. os autores do furto, bem como de outros eqüinos na região são os irmãos conhecidos como Igão e Careca com várias passagens por essa delegacia.” O comunicado foi enviado a nossa produção pelo Delegado Titular da Delegacia Territorial (DT) da Polícia Civil de Macarani, Dr. Roberval Nolasco Hora Das Neves, nesta manhã de quarta-feira
No Osvaldo Pistola:“Olha a situação da Rua Avelino Batista do Nascimento, aqui Bairro Osvaldo Pistola. Nós moradores não aguentamos mais o mau cheiro de água de esgoto nas portas das nossas casas.”Desabafou a moradora que nos enviou a foto que ilustra este flagrante do internauta.
Dia 26: Professores decidem mesmo pela paralisação da categoria, cansados de esperar por uma resposta do Prefeito. Categoria cruza os braços pela primeira vez na História da educação municipal.
Acordo assinado para fechar o mês: A luta chegou ao fim, e os Professores podem comemorar a vitória após mostrarem a força de união da categoria na luta democrática, legal e justa por seus direitos. Nesta quinta-feira, após quase sete horas de discussões no encontro onde se reuniram o Prefeito, a Secretária de Educação Fabiane Santos e a Comissão de Professores formada por Gilson Vilela, Jeane Oliveira, Gilberto Costa, Jefferson Sousa e Valéria Santos, finalmente se chegou a um denominador comum.
Sem noção é pouco! Prints de uma conversa entre o Secretário Municipal de Esportes, Vivaldo Neto e um interlocutor identificadono status como William Caneco, que foi travado e publicado no grupo de WhatsApp jogo dos amigos 2018, mostram o Secretário falando os maiores absurdos sobre os Professores que nesta quinta-feira fecharam um acordo com o Prefeito por um reajuste salarial de 9%.
ABRIL:
DE CALCINHA PRETA A CIDADE NUA – 75 anos de Macarani ficou sem comemorações pelo segundo ano seguido na sua História. No dia em que Macarani comemora 75 anos, a cidade esteve nua, sem cores, sem festa e sem brilho. O Prefeito entregou a quadra poliesportiva Jesuino Alves dos Santos, ao Sobral Bentes, com apenas metade do projeto sem vestiários e sem cobertura ou arquibancadas.
Dia 04 uma surpresa e Abraão Lacerda fritado: Em publicação no Diário Oficial através do Decreto nº 1.161 de 04 de abril de 2019, o Prefeito Miller Ferraz, confirmou o que a boataria da cidade já vinha dando como certa: o Prefeito assinou a exoneração do Secretário Municipal de Desenvolvimento, Abraão Lacerda, que desde 02 de janeiro de 2017 ocupava o cargo e sempre foi considerado um dos nomes fortes da administração com o respaldo do Deputado Federal José Rocha (PL). O episódio gera crise política e provoca racha no grupo de apoio ao Prefeito.
Depois de muitos anos de luta, O Tinga finalmente inaugura oficialmente a energia elétrica. Uma conquista de muitas batalhas.
Enquanto isso, o grupo encabeçado por Adilson Passos, Zeneldo Matos, Olisandro Nogueira e os Vereadores Gláuber Costa, Jucilande Rocha, Rubenaldo Ribeiro e Janilton Alves que tem ainda nomes como o ex-prefeito Armando Porto, ex-vereadora Aline de Jesus, ex-vereador Andrezinho entre outros, começa a se mobilizar para dar uma cara e um nome a pré-candidatura da oposição em Macarani. Candidato sairá após pesquisa de opinião pública. Anuncia o grupo através do RGBAHIA.
FAMINTOS, PERIGOSOS E FURIOSOS! Cães vadios estão atacando fazendas próximas a Macarani e matando animais. Fazendeiros estão preocupados e assustados.
Pergunte ao Prefeito:“Eu não faço a mínima idéia do motivo ou dos motivos que determinaram a minha demissão. Até gostaria de saber, porque desde o dia em que assumi a Secretaria de Desenvolvimento só procurei dar o meu melhor, e através de idas e vindas incessantes a Brasília e Salvador, sempre em parceria com o Deputado Federal José Rocha (PR) trouxe projetos e verbas que possibilitaram obras como a recuperação do Módulo Esportivo que está em andamento, o calçamento do Osvaldo Pistola e a recuperação do Parque Poliesportivo da Lagoa cujas verbas já estão liberadas.” Desabafo de Abraão Lacerda ao falar pela primeira sobre ter sido exonerado do cargo de Secretário de Desenvolvimento.
FAZENDO A DIFERENÇA – Primeiros beneficiados com programa da Casa Bom Samaritano já estão vendendo água de coco nos carrinhos.
Em visita do Governador Rui Costa a Maiquinique, Vereadores cobram do Deputado Rosemberg Pinto retorno dos votos obtidos em Macarani. Ele agradece e garante o retorno.
MACARANI TAMBÉM DE LUTO – Morre Rúbens Catenacci, o homem que colocou Macarani no cenário nacional do agronegócio. Morreu na manhã desta terça-feira (23) o dono da Fazenda 3R, Rubens Catenacci. Ele estava internado em Curitiba, com enfisema pulmonar e devido a uma pneumonia seu estado de saúde se agravou e morreu às 5h30 da manhã desta terça (23).
Dia 27: Se tornando realidade: Provas para futuros integrantes da Guarda Mirim de Macarani são realizadas, primeiro passo para a criação da Turma Construtores do Amanhã.
Fechando Abril: NÃO AGUENTO MAIS! Prefeito dá calote no Sindicato, desconta o dinheiro dos servidores e Presidente do SINDIMAC Jaílson Costa faz denúncia na Câmara de Macarani.
Na noite desta segunda-feira 29/04, esteve na Câmara De Vereadores de Macarani participando da sessão ordinária, onde se inscreveu previamente na Tribuna Livre, o Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, o Professor Jaílson Costa. Na oportunidade, Jaílson Costa, não só fez um desabafo junto aos Vereadores e ao público presente, como também fez denúncias tão graves que pela primeira vez se ouviu vereadores até mesmo da base aliada usarem palavras como improbidade administrativa e cassação.