O frio chegou firme na região, e o inverno promete ficar ainda mais rigoroso nos próximos dias em que estão previstas quedas de temperatura. No último domingo, Macarani registrou sua temperatura mais baixa durante o dia, quando por volta das 10h da manhã os termômetros assinalavam 15º graus com sensação térmica de 10º.
Mas o destaque como sempre vai para Vitória da Conquista, segundo matéria do G1, o portal de notícia da Globo online, a cidade do frio no Sudoeste Baiano registrou a menor temperatura dos últimos 45 anos.
Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, tem registrado temperaturas médias mais baixas dos últimos 45 anos, segundo informações de Rosalvi Lucas Marcelino, geógrafo e professor do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
De acordo com ele, as mínimas apontam 7º e as máximas chegam a 26º, o que não é normal para o mês de agosto. A temperatura média na cidade fica em 14ºC.
“As temperaturas estão muito diferentes das normais. Esse fenômeno não acontece há muito tempo. Há mais de 45 anos. Normalmente as temperaturas variam entre 11º (mínima) e 30º (máxima). A massa de ar quente que passa pelo interior do Brasil está impedindo que a massa de ar frio entre. Era para vir no mês de julho, mas veio em agosto, reduzindo a intensidade”. Explicou o professor aoG1.
Conforme Rosalvi Lucas, a Estação de Meteorologia foi implantada há cerca de 20 anos na universidade. Porém, de acordo com o professor, ela já funcionava em outro local desde 1934.
Em Macarani, nesta terça-feira as seis horas da manhã o termômetro assinalou 16º graus, a máxima pode chegar aos 25º e a mínima ainda pode baixar para 14º com 10% de possibilidade de chuva.