A 5ª CNPM abriu os microfones para dar voz à representação plural de mulheres da sociedade civil, durante a cerimônia de início da mobilização nacional.Representante Marcha das Mulheres Negras e coordenadora executiva do Fórum Nacional de Mulheres, Clátia Vieira anunciou a construção da 2ª Marcha Nacional de Mulheres Negras, em Brasília, em 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
Ela questionou a falta de políticas públicas efetivas para as mulheres negras, a maioria da população brasileira.“Precisamos de práticas antirracistas. Isso é para ontem e urgente, é pela vida das mulheres negras, das mulheres. Mas, sobretudo, é pela vida do povo preto”, afirmou. Em sua fala, a representante do Conselho Nacional de Direitos da Mulher (CNDM), Iyá Sandrali Bueno, explicou que a interseccionalidade é uma abordagem para dizer que não há democracia possível sem a centralidade das mulheres negra.
E Macarani está presente com a Prefeita Selma Souto comitiva. “Seguimos em Brasília com a nossa comitiva, tratando de pautas importantes para Macarani. Após participar de mais um dia da Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, tive uma reunião com o Dr. Marcelo Emerenciano , assessor do ministro da Casa Civil, Rui Costa. Falamos sobre projetos e demandas importantes para o desenvolvimento do nosso município.” Seguimos com fé e muito trabalho para garantir novas conquistas para Macarani!