Começou nesta segunda-feira em Brasília a A 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), que é um amplo processo democrático e participativo promovido pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, em parceria com os entes federativos e a sociedade civil. Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a 5ª CNPM promove a escuta ativa e a representação plural de mulheres.
Foi com um discurso sobre soberania e democracia que a 5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres foi aberta nesta segunda-feira (29). Até quarta-feira (1º), cerca de 4 mil mulheres vão participar de encontros e debates sobre enfrentamento às desigualdades sociais, combate à violência de gênero; saúde e educação e articulação entre governo e sociedade civil. Isso só pra citar alguns temas. Na abertura, a representante do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, Yia Bueno, deixou claro. “Defender a soberania é colocar o nosso país no patamar da política internacional de desenvolvimento social, cultural, ambiental, econômico e sobretudo humano”.
E quem está em Brasília para acompnhar toda a conferência, inclusive fazendo parte da comitiva do Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues é a Prefeita de Macarani e Presidente do COTEMESB, Selma Souto. “ Oi, gente! Estou em Brasília, acompanhada da nossa comitiva, juntamente com nosso governador Jerônimo Rodrigues e o presidente Lula, para participar da 5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres.”
“Será um momento de diálogo e aprendizado, onde vamos fortalecer as ações em defesa dos direitos das mulheres e construir caminhos para mais conquistas.” Acompanhando a Prefeita Selma Souto na 5ª CNPM estão em Brasília também a Secretária de PPM Cláudia Evangelista, o Secretário de Gabinete Jallison Sousa e as Vereadoras Pauline Porto vice-presidente da Câmara, Edillene Maria (Dila) e Daiane Roldão.