REVISTA

GERAL BAHIA

BAHIA SEM FOME NA CHINA – Coordenador do Programa Bahia Sem Fome destaca visita à China.

Durante os dias 02 a 26 de setembro, em missão internacional na China, em Pequim, Wuhan, Hunan, Xiantao, Changsha, Xiangxi e Zhangjiajie, o Governo da Bahia teve três representantes, numa turma de 29 pessoas dos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, para participar do Seminário sobre Gestão do Desenvolvimento Sustentável Agrícola e Capacidade de Redução da Pobreza do Brasil. Foi uma jornada intensa que percorreu aulas teóricas e práticas, laboratórios, centro de pesquisa, aldeias, comunidades e propriedades agrícolas para conhecer de perto as estratégias chinesas de erradicação da pobreza com precisão.

Desde o início da missão, em Pequim, Tiago Pereira destaca a importância da cooperação internacional e a riqueza do intercâmbio de experiências. “esse momento nos permitiu intercambiar conhecimentos e processos, pensando na prosperidade mundial e avançando na segurança alimentar e nutricional através do combate à pobreza e a fome.” Um dos grandes impactos observados foi a priorização da agricultura como política de Estado. A China, que já viveu situações de fome extrema, estruturou seu desenvolvimento apostando na produção de alimentos, na integração de cooperativas e empresas, e no fortalecimento das comunidades rurais. “Eles temem retornar à fome. Por isso, as políticas desenvolvidas com apoio do Governo e das empresas estão direcionadas prioritariamente para a agricultura, respeitando as vocações de cada região”, relatou Tiago

As visitas de campo também revelaram a força da agricultura urbana e periurbana. Em regiões percorridas pelo famoso trem-bala (de alta velocidade), Tiago observou a utilização de cada espaço: habitação, preservação ambiental e produção de alimentos. “Precisamos combater a pobreza, a miséria e a fome com produção de alimentos. O Estado tem um papel fundamental, o mercado através das empresas também, e, consequentemente, a sociedade. Estamos construindo processos na Bahia para que, no futuro, tenhamos uma Bahia soberana, com mais dignidade para a nossa gente”, almeja o coordenador-geral do Bahia Sem Fome.

A missão também contemplou a visita ao Parque Tecnológico de ZOOMLION, referência em produção de máquinas agrícola e industrial. “Lá existe um processo mecanizado de ponta, com durabilidade, eficiência e controle de qualidade. Toda a produção é monitorada digitalmente, e o mais interessante é que toda a cidade industrial é abastecida por energia solar, em uma integração sustentável da matriz energética”, conclui o coordenador do Bahia Sem Fome.

Assessoria de Imprensa – Camila Fiúza

FAZENDAS-VALE-VERDE
FAZENDAS VALE VERDE
OTONEURO
NOVOS PROFISSIONAIS PARA A SUA SAÚDE
75fc36a1-13f0-4804-a3c6-5937248cf4a9-575x1024
SAAE DE MACARANI - ÁGUA PARA TODOS
434153736_2528971897288533_4220592963380261260_n
CONSTRULAR - SUA CASA DA BASE AO ACABAMENTO
PANIFICADORA-AMERICA-1
PANIFICADORA AMÉRICA
GENTE FELIZ
MUNDO DAS UTILIDADES
MARLON SOUSA
MARLON SOUSA
SUA NETE
4ENET
05083996-a2c4-4b90-81b6-138d7deabc81
SORTEIO DA REDE