O governador Jerônimo Rodrigues dedicou o episódio desta semana do podcast Fala Jero! ao tema “Da Bahia para o Mundo: Estudantes Fazendo Ciência”,destacando jovens que vêm conquistando espaço em feiras nacionais e internacionais com projetos inovadores desenvolvidos em escolas da rede estadual. A estudante Alice, do 3º ano do ensino médio no Cetep de Araci, na região sisaleira, participou do programa acompanhada do diretor Luiz e da vice-diretora Adriana. Alice, que no ano anterior alcançou 780 pontos na redação do Enem, contou com o apoio da família – os pais Patrícia e Virgílio, a irmã Luana e a tia Márcia Maria de Souza Mota, de Tucano – além da orientação da professora Ran Moura, da área de Segurança no Trabalho.
De Salvador, o destaque foi a estudante Ilana Oliveira, também do 3º ano do ensino médio, no Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira. Ela apresentou o projeto “Rei Gelado”, que desenvolveu um sistema de refrigeração acessível para máquinas de corte a laser, utilizando um tubo de gás carbônico (CO₂). O trabalho conquistou o 1º lugar no Congresso Sul-Americano de Ciências e Tecnologias, realizado no Paraguai. A iniciativa contou com a parceria do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJC) e participação no Maria Felipa Lab (Iniciação Científica Júnior), sob orientação de tutores e professores como o físico Lucas Soares, formado pelo IFBA.
Os projetos apresentados integram o programa “Da Bahia pro Mundo”, da Secretaria da Educação do Estado (SEC). O edital prevê investimento de quase R$ 5 milhões até 2026, com 200 vagas para professores e estudantes. Destas, 175 são destinadas a feiras nacionais e 25 a eventos internacionais, como Paraguai, Chile e México. A proposta é incentivar a iniciação científica, estimular a criatividade e fortalecer o protagonismo estudantil em diversas áreas do conhecimento.