O Centro Tecnológico Agropecuário do Estado da Bahia (Cetab), vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), recebeu a visita técnica de um representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O encontro teve como objetivo apresentar os resultados do projeto de modernização e aquisição de equipamentos de última geração, fruto de um convênio entre a Seagri e o Governo Federal, que já investiu cerca de R$ 10 milhões na revitalização do Centro Tecnológico.


Durante a agenda, o secretário da Agricultura, Pablo Barrozo, recepcionou a equipe e reafirmou o compromisso do Governo da Bahia em fortalecer parcerias estratégicas com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. “A agricultura baiana vive um novo momento de transformação, impulsionado pelo avanço da ciência e da tecnologia no campo, esta reunião é o caminho para estreitar as parcerias com os diversos órgãos do Governo Federal. Estamos certos de que, com diálogo, cooperação e investimentos, construiremos uma agricultura cada vez mais forte e preparada para os desafios do futuro”, ressaltou o secretário.

Na visita, o coordenador-geral de Tecnologias Digitais do MCTI, Guilherme Correa, vistoriou os equipamentos adquiridos com recursos do convênio e conheceu o trabalho realizado pelo corpo técnico do Cetab. “Estou surpreso porque eu não imaginava que o centro tivesse uma diversidade tão grande de laboratórios, de profissionais e que ele prestasse esse tipo de serviço, não só para pesquisa, como também diretamente para os produtores. O trabalho realizado pela Bahia, com a aplicação eficiente dos recursos, coloca o estado em destaque no cenário nacional”.

Com a revitalização, o Centro passou a contar com oito laboratórios individualizados que prestam serviços nas áreas de sanidade vegetal (fitopatologia e entomologia), biologia molecular, fertilidade do solo, qualidade da água para irrigação, qualidade das sementes, de alimentos e bebidas, além da classificação de produtos de origem vegetal, para a qual o Laboratório de Classificação de Produtos de Origem Vegetal é credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).














