30 de junho é o 181.º (centésimo octogésimo primeiro) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 184 dias para acabar o ano de 2021.
O Dia da Mídia Social é celebrado em 30 de junho.
O Social Media Day é uma homenagem ao impacto e revolução que as mídias sociais provocaram (e provocam) nas sociedades contemporâneas. Além de mudar totalmente os meios de comunicação, as mídias sociais proporcionaram a capacidade de interação direta entre os produtores das informações e a audiência, ou seja, o público em massa.
Graças ao surgimento da mídia social, as produções e divulgações de conteúdos deixaram de se concentrar exclusivamente nas mãos das grandes emissoras e veículos de comunicação em massa.No entanto, também surge o perigo das falsas notícias (fake news) que são produzidas por pessoas mal-intencionadas. Igualmente existem aqueles que criam perfis fictícios a fim de enganar terceiros e cometer crimes.
A ideia de criar esta data surgiu a partir de uma iniciativa do site Mashable, em 2010, que convidou a todas as pessoas que utilizavam constantemente as mídias sociais a refletirem sobre as importantes mudanças que proporcionaram a vida das pessoas.
Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) festejou oficialmente pela primeira vez o Dia da Mídia Social. Atualmente, esta data é comemorada em mais de 90 países, através de uma série de atividades, como palestras e debates abertos ao público em geral.
O Dia Nacional do Bumba-Meu-Boi é comemorado em 30 de junho, com diversas celebrações pelo país.
O Bumba-Meu-Boi é uma dança folclórica brasileira que gira em torno de uma lenda que conta a história da morte e ressurreição de um boi. Ela possui personagens humanos e animais fantásticos. A festa do Bumba meu boi teve início no nordeste do Brasil, e ela é muito associada com o período de festas juninas, e possui ligações com tradições africanas, indígenas e europeias.
Entre os personagens do espetáculo há o boi, o amo, os vaqueiros, os índios, e muito mais. Existem também Mateus e Catirina, que são os responsáveis por apresentar os bichos, dançando e cantando de uma forma cômica.