29 de julho é o 210.º (ducentésimo décimo) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 155 dias para acabar o ano de 2021.
29 de julho, nesta data é comemorado o Dia do Batom.
O batom permeou a história dos EUA no último século e foi símbolo da revolução feminista, além de marca registrada das divas de Hollywood. Por sua importância, ganhou um dia só para ele, 29 de julho é comemorado o Dia do Batom.
Se você usasse batom na Grécia antiga seria considerada prostituta, pois as outras mulheres não usavam nenhuma maquiagem. Uma pesquisa feita em 1998 apontou que 32% das mulheres têm mais de 20 cores de batom.
Os maiores índices de venda de batons são nos dias chuvosos e cinzentos. 5% dos batons usados podem ser encontrados em copos e xícaras de café, chá e água e outros 5% nos estômagos das mulheres, que ingerem sem querer ao lamber os lábios.
Óleo de rícino é um composto comum dos batons e ajuda a manter o brilho e a durabilidade do produto, já a cera de abelha ajuda a manter a forma e a deslizar mais facilmente pelos lábios. No império Romano, batom era sinal de status, os ricos usavam para mostrar a classe social, inclusive os homens.
George Washington usava batom, maquiagem e uma peruca empoada. Em 1915, no Kansas (EUA), o batom foi proibido para mulheres com menos de 44 anos pois passava impressão dúbia. Elizabeth Taylor tinha tanta paixão por seus lábios vermelhos que exigia até nos sets de filmagem apenas ela usando sua cor de batom.
O Dia de Santa Marta é celebrado em 29 de julho.
Esta data é uma homenagem da Igreja à irmã de Maria de Betânia e Lázaro, duas figuras de destaque na narrativa bíblica. Marta era amiga próxima de Jesus Cristo e, graças a isso, o Messias teria ressuscitado Lázaro. De acordo com a história, Jesus sempre ficava hospedado na casa de Marta e seus irmãos quando viajava à Betânia. Lá ele conseguia descansar e se sentia à vontade.
Após a morte de Jesus, Marta e seus irmãos teriam ido à França para fugir da perseguição contra os judeus. Em terras francesas começaram o trabalho de evangelização até final de suas vidas. Santa Marta é considerada a padroeira das cozinheiras e dos anfitriões, e a devoção popular para esta santa teria começado durante o período das Cruzadas.
Oração a Santa Marta
“Ó gloriosa Santa Marta, entrego-me confiante em vossas mãos, esperando o vosso amparo. Acolhei-me sob a vossa proteção, consolai-me nos meus sofrimentos. Pela felicidade que tivestes em hospedar em vossa casa o Divino Salvador do mundo, consolai-me em minhas dificuldades. Intercedei hoje por mim e por minha família, para que tenhamos o auxílio de Deus Pai de Bondade na nossa vida. Isso vos pedimos por Cristo Nosso Senhor. Amém.”