REVISTA

GERAL BAHIA

28 DE SETEMBRO – Dia Mundial de Luta Contra a Raiva, Dia Internacional do direito ao saber.

28 de setembro é o 271.º (ducentésimo septuagésimo primeiro) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 94 dias para acabar o ano de 2021.

O Dia Mundial da Raiva observa-se a 28 de setembro.

Também conhecido como Dia Mundial de Luta Contra a Raiva, este dia é uma iniciativa da Aliança para o Controle da Raiva, com o apoio da Organização Mundial de Saúde – OMS. O Dia Mundial da Raiva é celebrado todos os anos no dia 28 de setembro, em homenagem a Louis Pasteur, falecido neste dia, que foi quem desenvolveu a primeira vacina eficaz contra a raiva. A primeira celebração ocorreu em 2007.

Esta é uma campanha internacional contra uma doença fatal ao homem. A raiva é infecciosa e causa a inflamação do cérebro em animais de sangue quente, podendo ser transmitida de uma espécie para outra. Ao homem é geralmente transmitida através da mordedura de cães doentes, encontrando-se o vírus na saliva.

Todos os anos se desenvolvem iniciativas neste dia, como campanhas de vacinação de animais domésticos, caminhadas, maratonas, palestras e a distribuição de material informativo. Às pessoas que trabalharam para a eliminação da raiva são entregues prêmios. O objetivo das celebrações é erradicar as mortes por raiva canina até 2030.

O Dia Internacional do Direito ao Saber celebra-se a 28 de setembro.

A data enaltece o direito de acesso à informação por parte de toda a gente e as vantagens dos governos transparentes. Promover a liberdade de informação como condição essencial para a democracia e para a boa governança foi um dos objetivos traçados em 2002, num encontro de organizações mundiais que trabalham com liberdade de informação, em Sófia, Bulgária.

Deste encontro, que terminou a 28 de setembro, nasceu o primeiro Dia Internacional do Direito ao Saber.

O direito à informação é um direito humano fundamental, que todas as pessoas, independente de qualquer fator, deveriam usufruir. Neste dia apela-se à partilha de informação governamental a todos os cidadãos. Todos os anos se realizam nesta data campanhas de sensibilização para o direito à informação e para conseguir sociedades abertas e democráticas, onde o cidadão pode efetivamente participar e estar informado.

Conferências, concertos, competições, entrega de prêmios, peças de teatro, filmes, abertura de novos sites, lançamento de livros e de relatórios, são alguns dos eventos realizados neste dia. Todos os cidadãos podem e devem participar dos eventos. Geralmente estão envolvidos nessas atividades jornalistas, professores, ativistas, funcionários públicos, membros de organizações não governamentais e membros das organizações civis.

FAZENDAS-VALE-VERDE
FAZENDAS VALE VERDE
OTONEURO
NOVOS PROFISSIONAIS PARA A SUA SAÚDE
75fc36a1-13f0-4804-a3c6-5937248cf4a9-575x1024
SAAE DE MACARANI - ÁGUA PARA TODOS
434153736_2528971897288533_4220592963380261260_n
CONSTRULAR - SUA CASA DA BASE AO ACABAMENTO
PANIFICADORA-AMERICA-1
PANIFICADORA AMÉRICA
GENTE FELIZ
MUNDO DAS UTILIDADES