28 de agosto é o 240.º (ducentésimo quadragésimo) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 125 dias para acabar o ano de 2021.
O Dia dos Bancários é comemorado anualmente no dia 28 de agosto.
Esta data é uma homenagem a todos os profissionais que trabalham nas mais diversas funções de um banco ou demais instituições financeiras. Os bancários são essenciais para o funcionamento desses espaços, seja atendendo os clientes, realizando transações, pagamentos, depósitos e etc.
Em alguns estados brasileiros, como a Paraíba, por exemplo, o Dia dos Bancários é considerado um feriado para os profissionais da classe. Ou seja, nesta data os bancos ficam encerrados naquele estado (Lei nº 8.939, de 27 de outubro de 2009).
Origem do Dia dos Bancários
A data de comemoração da classe bancária é uma homenagem a um momento histórico de extrema importância para esses profissionais no país.
No dia 28 de agosto de 1951, o Sindicato de Bancários de São Paulo entrou em greve após receber uma proposta de reajuste salarial insignificante do governo. Os profissionais pediam, na época, 40% de melhoria salarial e melhores condições de trabalho.
A insistência e força dos profissionais daquela época se tornou um exemplo para toda a classe. Por isso, o dia 28 de agosto é lembrado como o Dia dos Bancários em todo o Brasil, conforme foi instituído pela Lei nº 4.368, de 23 de julho de 1964.
28 de agosto comemora-se o dia nacional do voluntariado
O Dia Nacional do Voluntariado foi instituído pela Lei de Nº 7.352, de 28 de agosto de 1985. Desde então, tornou-se um dia especial ao reconhecer e destacar o trabalho de pessoas que, motivadas por valores de participação e solidariedade, doam seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada para causas de interesse social e comunitário.
No Brasil, o voluntariado segue ativo mesmo em tempos de distanciamento social: se reinventa, inova nas maneiras de atuar e segue reunindo esforços e dedicação, utilizando e valorizando mais do que nunca o trabalho em rede e as conexões.
Datas como essa são oportunidades para reconhecer e agradecer aos voluntários. Todos gostam e precisam ser reconhecidos de maneira significativa por seus esforços. Isso ajuda a aumentar a autoestima, a confiança e amplia a vontade de seguir praticando as ações, o que é fundamental para incentivá-los a continuar.
É importante dedicar um tempo para agradecer. Nunca perca a chance de entregar uma mensagem de agradecimento aos voluntários.
Hoje, 28 de agosto, é o Dia do Avicultor e da Avicultura.
Trata-se de uma data marcante para valorizarmos o papel do avicultor quanto aos avanços na avicultura. Na verdade, temos muito a comemorar, pois o setor é um dos que mais contribui com a economia do país. Sem o árduo trabalho dos avicultores e profissionais especialistas na área, a avicultura nacional não teria avançado tanto. Desde o início dos avanços, na década de 30, o Brasil não para de produzir carne de frango e ovos de alto padrão qualidade.
A chegada de frangos e galinhas ao Brasil não tem data específica. Supõe-se que as aves vieram com os colonizadores em 1500. Entretanto, a produção comercial começou em 1860, em Minas Gerais. Chamadas de frangos e galinhas caipiras, as aves eram criadas soltas, no campo, e levavam cerca de seis meses para alcançarem o peso ideal de abate, que era de 2,5 e 3,0 kg. Esse sistema de criação ainda é empregado por alguns avicultores, mas o período para abate foi significativamente reduzido.
Atualmente, na criação comercial de frangos e galinhas, as aves são abatidas com pouco mais de 30 dias de vida, pois nesse curto período, conseguem alcançar peso de abate de 2,5 kg. Isso se tornou possível graças a inúmeros fatores, como melhoramento genético, escolha de linhagens com maior aptidão para produção de carne e ovos, adoção do sistema integrado de produção, manejo alimentar adequado à fase de criação e melhor controle sanitário. Não é mera coincidência que o Brasil se tornou um dos maiores produtores mundiais de carne de frango.