27 de janeiro é o 27.º (vigésimo sétimo) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 338 dias para acabar o ano de 2022.
Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto ocorre anualmente em 27 de janeiro.Esta é uma data dedicada à homenagem das milhões de pessoas que foram torturadas e mortas nos campos de concentração comandados pela Alemanha Nazista, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), sob o comando de Adolf Hitler.
Os nazistas assassinaram, primeiramente, pessoas que tinham alguma deficiência mental ou física, e opositores do governo. Além disso, grupos sociais que eram considerados “inferiores”, segundo o nazismo, como negros, homossexuais, Testemunhas de Jeová e ciganos, pereceram nos campos de concentração.
Dentre as milhões de vidas perdidas, a maioria eram judeus, que foram perseguidos implacavelmente em todos os países ocupados pelos nazistas. Estimam-se que tenham sido assassinados mais de seis milhões de judeus durante o Holocausto.
A dimensão da crueldade que foi o Holocausto é tão assustadora que, para tentar evitar episódios semelhantes no futuro, foi criada a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
Origem do Dia Internacional da Lembrança do Holocausto
O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto foi criado por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), através de uma Assembleia Geral, pela resolução 60/7, de 1 de dezembro de 2005. O 27 de Janeiro foi escolhido por ter sido a data, em 1945, que aconteceu a libertação do campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, considerado o principal complexo e mais terrível do regime nazista.
27 de janeiro é Dia do Orador, como está sua oratória?
Orador é aquele que apresenta e representa discursos para um determinado público. Oratória é a arte de falar em público. Sintonia, significa acordo mútuo, reciprocidade. Em Psicologia é o estado de quem se encontra em correspondência ou harmonia com o meio. Auditório, plateia, reunião: conjunto de ouvintes que assiste a algum discurso.
O discurso oratório pressupõe o emissor,a mensagem e o receptor. O orador é o indutor, o emissor da mensagem. À sua frente os ouvintes. Para que seja ouvido deve entrar em sintonia com o auditório. É captar o ponto médio dos ouvintes e trabalhar em cima dele. Pois, se estiver muito acima da média não será entendido e, muito abaixo, tornar-se-á desinteressante.
Para que o orador desperte a atenção consciente dos ouvintes, deve falar somente aquilo que interessa ao auditório. Consequentemente, criaremos um campo mental harmonioso entre nossa pessoa e aqueles que nos ouvem. O orador deve ter em mente a sintonia consigo próprio e com aqueles que irão ouvi-lo. A preparação do tema é primordial. Montar e seguir um roteiro, deixando brechas para a criatividade do momento, para atender às necessidades do ambiente.
Poucos nascem com o dom da oratória, mas, felizmente, por meio de domínio de técnicas adequadas, todos podem vir a se tornar excelentes oradores.