27 de outubro é o 300.º (tricentésimo) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 65 dias para acabar o ano de 2021.
Em 27 de outubro comemora o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra.
27 de outubro é o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra. A data busca mobilizar os profissionais de saúde para demandas específicas da população negra, buscando promover a equidade em saúde. A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra foi instituída pelaPortaria nº 992, de 13 de maio de 2009.
A política reconhece o racismo, as desigualdades étnico-raciais e o racismo institucional como determinantes sociais das condições de saúde. Com isso, visa promover a equidade em saúde e estabelecer ações de cuidado, atenção, promoção à saúde e prevenção de doenças.
Contribuir para superar o racismo, o preconceito e a discriminação é o principal objetivo do Conselho Federal de Psicologia com a publicação “Relações raciais: referências técnicas para a prática da(o) psicóloga(o)”. O documento, produzido pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), foi lançado no 13º Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: pela democratização da educação (Conpe), em Salvador (BA).
“Se pensarmos no mito da democracia racial, o caderno desmistifica esse lugar”, explica a conselheira Célia Zenaide. Para ela, é necessário olhar para parcela da população que não é a minoria, mas sim a maior parte da população brasileira deixada à margem da sociedade.
Historicamente, a população negra apresenta indicadores sociais piores quando comparados aos da população branca. As mulheres negras são vítimas recorrentes do racismo e do sexismo na sociedade, o que leva à dificuldade no acesso aos serviços de saúde do SUS.
No dia 27 de outubro, comemoramos o Dia do Engenheiro Agrícola!
Por meio de sua capacitação profissional que o engenheiro agrícola projeta e administra todas as técnicas e equipamentos usados nas criações e lavouras. Ele também é responsável por cuidar dos processos de produção agropecuária.
Ser engenheiro agrícola é estudar sobre métodos de armazenagem, construção de silos, armazéns e estufas e colocar tudo isso em prática. Mas sempre preocupado em inovar e nunca se esquecendo de que o desenvolvimento precisa ser sustentável.
Um fator importante no trabalho desse profissional é adotar medidas que impeçam a erosão e o esgotamento do solo. Além da poluição de mananciais. Construir açudes, barragens, sistemas de irrigação e de drenagem são tarefas atribuídas a essa área de trabalho.
Ao engenheiro agrícola também compete os projetos de mecanização e eletrificação rural. A formação possibilita ainda que o engenheiro trabalhe com a distribuição e a comercialização do produto. O engenheiro agrícola também pode ser um agricultor e cuidar de suas próprias terras.
Por isso, nesta data, homenageamos o profissional que, com seu trabalho e profissionalismo, faz com que a produção rural se desenvolva cada vez mais e facilite o trabalho do agricultar, a fim de que o alimento chegue à mesa com qualidade.