27 de maio é o 147.º (centésimo quadragésimo sétimo) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 218 dias para acabar o ano de 2021.
O Dia Nacional da Mata Atlântica é comemorado anualmente em 27 de maio.
Esta data tem, acima de tudo, o objetivo de conscientizar a população em geral sobre a necessidade emergencial de proteger e recuperar a Mata Atlântica brasileira, um dos biomas mais antigos do Brasil, originado há aproximadamente 70 milhões de anos.
A atual condição da Mata Atlântica é bastante preocupante. Estima-se que exista apenas 7% do bioma natural, sendo o restante devastado com o processo de crescimento dos grandes centros urbanos. Também estima-se que 60% de todos os animais em extinção no Brasil dependam deste bioma para a sua sobrevivência.
A criação do Dia Nacional da Mata Atlântica foi instituída através do Decreto Presidencial de 21 de setembro de 1999. O dia 27 de maio foi escolhido em memória da famosa “Carta de São Vicente”, onde o Padre Anchieta teria descrito pela primeira vez as belezas das florestas tropicais do Brasil, em 1560.
Atualmente, existem algumas instituições e organizações destinadas exclusivamente em proteger a conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar este bioma, como a S.O.S Mata Atlântica.
Situada entre os Municípios de Macarani na Bahia e Bandeira em Minas Gerais, a Reserva Ambiental Mata dos Passarinhos, é uma importante área remanescente da Mata Atlântica na nossa região. (Leia a próxima matéria).