REVISTA

GERAL BAHIA

26 DE SETEMBRO – Dia Nacional dos Surdos, Dia dos Primos e Dia Interamericano das Relações Públicas.

26 de setembro é o 269.º (ducentésimo sexagésimo nono) dia do ano no calendário gregoriano.  Faltam 96 para acabar o ano.

Dia Nacional dos Surdos

O Dia Nacional dos Surdos é comemorado anualmente em 26 de setembro. O principal objetivo desta data é desenvolver a reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade. Esta data foi oficializada através da Lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008.

A escolha do 26 de setembro é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que atualmente é conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos). Uma das principais conquistas dos surdos ao longos dos anos foi o reconhecimento nacional da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), através da lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e do Decreto nº 5.626/2005.

Atualmente, estima-se que existam aproximadamente 45 milhões de brasileiros com algum grau de deficiência auditiva. Curiosamente, o município de São Paulo comemora o Dia do Surdo todo o último domingo do mês de setembro. A luta das pessoas com surdez também é relembrada todos os anos em 30 de setembro, quando se celebra o Dia Internacional do Surdo.

O mês de celebração do Dia dos Surdos é conhecido como “Setembro Azul”, sendo esta cor um sinal de representação para a comunidade surda. A explicação remonta a um hábito comum durante a Segunda Guerra Mundial, quando os nazistas identificavam todos os deficientes com uma faixa azul no braço.

Dia dos Primos

O Dia dos Primos é comemorado anualmente em 26 de setembro no Brasil.  A data tem o objetivo de homenagear um dos últimos graus de parentesco de uma família: os primos. Para o Direito, os primos são considerados parentes colaterais de quarto grau, ou seja, não possuem relações familiares diretas, mas os seus descendentes se cruzam.

De acordo com o parentesco colateral, todo o primo é de quarto grau. Ao contrário do que muitos pensam, não existem primos de “segundo grau” ou “terceiro grau”. Ou seja, a partir de um ponto de visto jurídico, os filhos dos nossos primos já não são considerados membros da família, apenas, claro, por consideração e afeto.

A origem do Dia dos Primos é incerta, com poucas fontes de informações sobre a sua história. Entre algumas sugestões de como celebrar o Dia dos Primos está: reunir todos os primos e fazer uma festa; oferecer cartões com mensagens carinhosas para os primos; telefonar para os primos que não fala há muito tempo; recordar memórias com os primos através de álbuns de fotografia; entre outras coisas.

Dia Interamericano das Relações Públicas

O Dia Interamericano das Relações Públicas é celebrado anualmente em 26 de setembro. Um Relações Públicas pode trabalhar em diversas áreas, como na gestão de comunicação de determinada organização, na assessoria de imprensa, na organização de eventos, e etc.

Esta data é uma homenagem a iniciativa que culminou na criação da FIARP (Federação Interamericana de Relações Públicas). Em 26 de setembro de 1960, Dom Federico Sánchez Fogarty reuniu diversas associações de profissionais de Relações Públicas, com a proposta de dar uma resposta efetiva aos novos desafios de comunicação da época, naquilo que ficou conhecido como a 1ª Conferência Interamericana de Relações Públicas.

Em 1985, a FIARP se transformou na Confederação Interamericana de Relações Públicas – CONFIARP, após decisão tomada em reunião feita em Assunção, no Paraguai.

FAZENDAS-VALE-VERDE
FAZENDAS VALE VERDE
OTONEURO
NOVOS PROFISSIONAIS PARA A SUA SAÚDE
75fc36a1-13f0-4804-a3c6-5937248cf4a9-575x1024
SAAE DE MACARANI - ÁGUA PARA TODOS
434153736_2528971897288533_4220592963380261260_n
CONSTRULAR - SUA CASA DA BASE AO ACABAMENTO
PANIFICADORA-AMERICA-1
PANIFICADORA AMÉRICA
GENTE FELIZ
MUNDO DAS UTILIDADES