REVISTA

GERAL BAHIA

25 DE NOVEMBRO – Dia Internacional de Luta e Combate a Violência Contra a Mulher, Dia da Baiana do Acarajé e Dia Mundial de Ação de Graças.

25 de novembro é o 329.º (tricentésimo vigésimo nono) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 36 dias para acabar o ano de 2021.

O Dia Internacional para a não-Violência Contra as Mulheres é comemorado anualmente em 25 de novembro.

A data tem o objetivo de alertar a sociedade sobre os casos de violência e maus tratos contra as mulheres. A violência física, psicológica e o assédio sexual são alguns exemplos desses maus tratos. De acordo com as estatísticas, uma em cada três mulheres sofre de violência doméstica. A violência contra a mulher é uma questão social e de saúde pública; não distingue cor, classe econômica ou social, e está presente em todo o mundo.

A Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1999, reconhece o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

Origem da data

A data surgiu em decorrência do Dia Latino-americano de Não Violência Contra a Mulher, que foi criada durante o Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, Colômbia.

O 25 de novembro foi escolhido em homenagem às irmãs Patria, María Teresa e Minerva Maribal, que foram violentamente torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.

As irmãs dominicanas eram conhecidas por “Las Mariposas” e lutavam por melhores condições de vida na República Dominicana.

O Dia Nacional da Baiana de Acarajé é comemorado anualmente em 25 de novembro.

Instituída pela Lei nº 12.206, de 19 de janeiro de 2010, a data homenageia a importância histórica e cultural da figura da baiana do acarajé, nome dado às mulheres que se dedicam à produção e venda do acarajé, principalmente, mas também de outras comidas, como a cocada.

A baiana é um dos ícones mais populares do Brasil. Além de produzir e vender iguarias, a forma como ela se veste com saia rodada, turbante e colares é mais uma de suas características que marca a tradição da cultura afro-brasileira.

TIA SU – Nossa Baiana do Acarajé em Macarani.

As baianas de acarajé são consideradas, desde 2004, Patrimônio da Humanidade pelo Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional (IPHAN). Além deste título, em 2012, as baianas ainda foram reconhecidas como Patrimônio Imaterial da Bahia e Patrimônio Cultural de Salvador.

A profissão de baiana de acarajé foi oficializada com o decreto-lei municipal de Salvador nº 12.175/1998, que dispõe sobre a localização e funcionamento desse trabalho. Calcula-se que existam mais de 3 500 baianas cadastradas para vender o quitute na capital do estado.

Normalmente, o Dia da Baiana de Acarajé é comemorado no centro histórico de Salvador, onde há a maior concentração das profissionais. Um grande desfile é feito pelas ruas e, no final, há uma missa ou culto religioso dedicado às baianas.

O que é acarajé?

O acarajé é uma iguaria típica da culinária afro-brasileira. Trata-se de um bolinho frito, feito com massa de feijão-fradinho, cebola e sal. Frito em azeite de dendê, pode ser recheado com vatapá, caruru, camarão seco ou pimenta.

Dia Mundial de Ação de Graças

O Dia Mundial de Ação de Graças ou Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day, em inglês), é uma das datas mais importantes dos Estados Unidos, sendo comemorado como se fosse o Natal no Brasil, mas em novembro.

Ao contrário do Natal, o Dia de Ação de Graças não tem data fixa. Ele é comemorado todos os anos na quarta quinta-feira de novembro, por isso este ano cairá em 25 de novembro de 2021.

O Dia de Ação de Graças tem origem com as comemorações da fartura das colheitas e, assim, eram realizadas na altura do outono. Os primeiros a fazerem isso foram os fundadores da Nova Inglaterra, localizada em Plymouth Colony, Massachusetts nos Estados Unidos.

Isso aconteceu em 1621, quando as pessoas se organizaram para celebrar a colheita produtiva após terem tido um inverno bastante rigoroso. Desde então, todos os anos havia festa para agradecer as boas colheitas. Por isso, atualmente o Dia de Ação de Graças se caracteriza por mesas fartas e famílias reunidas para fazer orações.

Em 1863, o presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln decretou oficialmente que a quarta quinta-feira de novembro seria o Dia de Ação de Graças. A data passou a ser feriado nacional nos Estados Unidos a partir do ano de 1941. A iguaria mais consumida nesse período é o peru e, por esse motivo, a data também é conhecida como Dia do Peru (Turkey Day, em inglês).

Existe uma cerimônia em que o presidente americano perdoa dois perus. Isso quer dizer que ele livra esses animais da morte, já que milhões de perus são consumidos nessa ocasião.

Significa do Dia de Ação de Graças

Ação de graças significa agradecer. Após as colheitas, as pessoas festejavam a fartura de alimentos e agradeciam a Deus a produção. Atualmente, o Dia de Ação de Graças é um dia de agradecimento e de reconhecimento por tudo o que as pessoas conquistam ao longo do ano, por isso, há muitas demonstrações de carinho nessa ocasião.

Dia de Ação de Graças no Brasil

No Brasil, nem todos comemoram o Dia de Ação de Graças. Geralmente, o dia de agradecimento fica a cargo de algumas igrejas protestantes, bem como de famílias cuja origem seja norte-americana.

FAZENDAS-VALE-VERDE
FAZENDAS VALE VERDE
OFICIAL DA OTO
SUA SAÚDE EM BOAS MÃOS
75fc36a1-13f0-4804-a3c6-5937248cf4a9-575x1024
SAAE DE MACARANI - ÁGUA PARA TODOS
434153736_2528971897288533_4220592963380261260_n
CONSTRULAR - SUA CASA DA BASE AO ACABAMENTO
PANIFICADORA-AMERICA-1
PANIFICADORA AMÉRICA
6e381cab-6efa-4067-b56d-7e44a24a8a39
O LABORATÓRIO DA SAÚDE REGIONAL
535b9e4b-a9e4-4a21-b4c8-137a0086831a
REDE FRUTI FRIOS LUGAR DE GENTE FELIZ
475424cb-68ad-447d-83dd-6bc75eb38f29
MUNDO DAS UTILIDADES