24 de setembro é o 267.º(ducentésimo sexagésimo sétimo) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 98 dias para acabar o ano de 2021.
Sextou!Essa expressão de toda sexta-feira indica uma felicidade que não precisa de motivos. É dia de pegar o fim de tarde depois do expediente e tomar aquela gelada com os amigos ou amigas, ligar para casa e dizer: “estou no escritório ainda com muito serviço, vou chegar mais tarde.” Por isso é o dia da felicidade sem motivo, da cerveja e das armações.
Em 21 de setembro comemora-se o Dia Marítimo Mundial
O Dia Marítimo Mundial que celebramos hoje enquadra-se assim num conjunto de ações que procura defender os mares, o oceano e o planeta, em particular dos impactos ambientais gerados pelas indústrias marítimas, incluindo o transporte de mercadorias, pescas e serviços especializados. Estes setores de atividade assumem uma importância muito relevante na globalização económica, movimentando 90% do volume das mercadorias trocadas entre países.
Os mais de 100.000 navios que operam diariamente, apesar de serem o meio de transporte mais eficiente em termos de poluição atmosférica, são responsáveis por cerca de 3% das emissões de CO2. Por outro lado, não se pode descurar outros tipos de poluição geradas por navios, nomeadamente por lixo, esgoto, óleo e substâncias nocivas, que de alguma forma atingem os mares e oceano, resultantes da exploração e navegação, e também de incidentes marítimos.
A preocupação é legítima, não sendo inocente a escolha do tema “Transporte marítimo sustentável para um planeta sustentável”, como base das celebrações do Dia Marítimo Mundial em 2021. Este tema constitui uma oportunidade para sensibilizar e dar a conhecer o trabalho que a IMO e os seus Estados-Membros têm vindo a desenvolver para contribuir para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), incluídos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
A indústria marítima, com o apoio do quadro regulamentar da IMO, já iniciou o processo de transição para contribuir para um futuro sustentável, tendo adotado e planeando continuar a desenvolver medidas para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa; reduzir o teor de enxofre do combustível dos navios; aplicar a Convenção Internacional para o Controlo e Gestão das Águas de Lastro e Sedimentos dos Navios (Ballast Water Management Convention); proteger as regiões polares; reduzir o lixo marinho; melhorar a eficiência da navegação através do intercâmbio eletrônico de informações; responder aos desafios da digitalização do transporte marítimo; e reforçar a participação das mulheres na comunidade marítimo.