REVISTA

GERAL BAHIA

23 DE AGOSTO – Dia de Combate a Injustiça, Dia Internacional de Lembrança do Tráfico Humano.

23 de agosto é o 235.º (ducentésimo trigésimo quinto) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 130 dias para acabar o ano de 2022. 

Dia Internacional de Lembrança do Tráfico

23 de agosto é comemorado o Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e de sua Abolição, instituido pelo Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A data faz referência à noite de 22 para 23 de agosto do ano de 1791.

O objetivo do dia é imprimir na memória de todos os povos a tragédia do comércio de escravos, mas também comemorar o que aconteceu na noite de 1791. Naquele momento histórico, na ilha de Santo Domingo, hoje Haiti e República Dominicana, teve início a revolta liderada pelo General Toussaint Louverture, ex-escravo, marcando uma virada na batalha pela abolição do tráfico transatlântico de escravos.

A celebração, criada em 1998, faz parte do projeto “A Rota do Escravo”, que pretende trazer considerações sobre as causas históricas da escravidão e do tráfico no mundo, além de buscar conhecer suas metodologias e consequências, também é um momento de aprofundamento da reflexão sobre o legado da história da escravidão, conscientização da humanidade e da criação de um ambiente jurídico condenatório à escravatura.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a modalidade de trabalho forçado e o trabalho em regime de servidão é a forma mais disseminada da “escravidão contemporânea”. Segundo os dados da OIT cerca de  21 milhões de pessoas ainda trabalham em condições analogas a da escravidão. A luta para combater o tráfico destinado à escravidão é antiga, mas ainda se faz necessária. 

Dia de Combate a Injustiça.

Injustiça: ação e/ou comportamento que se opõe à justiça. Que viola os direitos de outra pessoa. Neste dia 23 de agosto, celebra-se o combate à injustiça, e ainda hoje, dificilmente se encontra uma pessoa que não tenha sofrido pelo menos um ato desta natureza ao longo da vida.

Há muitas situações que geram injustiça: condenar um inocente; discriminar alguém por sexo, cor, raça, religião, condição social ou orientação sexual; e outras, como o abuso de poder, a exploração do trabalho, a calúnia e a difamação, entre outros.

Uma boa prática para homenagear o dia do combate à injustiça é revisar as próprias atitudes e aceitar o desafio de mudá-las, mesmo que isto represente perdas de quaisquer natureza. Lembre-se que ao final da jornada, a única vitória possível é a felicidade de ter vivido uma experiência que contribuiu para o crescimento das pessoas e a melhoria do planeta, o que se faz com solidariedade e justiça.

Então, promova a justiça! Comece por você, mas não seja tão duro. Deixe que os sentimentos bons prosperem além das festas comemorativas. Para isso, seja mais gentil, cumprimente o próximo olhando nos olhos, elogie alguém sem pretensões de receber algo em troca, abrace as pessoas que trabalham com você, entre outras ações. Faça do seu ambiente agradável todos os dias e não só nas datas comemorativas.

FAZENDAS-VALE-VERDE
FAZENDAS VALE VERDE
OTONEURO
NOVOS PROFISSIONAIS PARA A SUA SAÚDE
75fc36a1-13f0-4804-a3c6-5937248cf4a9-575x1024
SAAE DE MACARANI - ÁGUA PARA TODOS
434153736_2528971897288533_4220592963380261260_n
CONSTRULAR - SUA CASA DA BASE AO ACABAMENTO
PANIFICADORA-AMERICA-1
PANIFICADORA AMÉRICA
GENTE FELIZ
MUNDO DAS UTILIDADES