22 de novembro é o 326.º (tricentésimo vigésimo sexto) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 39 dias para acabar o ano de 2021.
O Dia do Músico é comemorado anualmente em 22 de novembro.
Esta data homenageia os artistas que interpretam melodias e harmonias que encantam a humanidade há milhares de anos. O Dia do Músico é comemorado no mesmo Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, e bastante reconhecida pelos católicos no Brasil.
Santa Cecília nasceu em Roma em meados do século III. A jovem costumava participar das missas do Papa Urbano I e era uma cristã bastante devota. No entanto, um dia, sem saber, foi prometida por seu pai para se casar com Valeriano, um homem pagão. Diz a lenda que, na noite de núpcias, Cecília recusou-se a perder a virgindade e cantou para o esposo a beleza de manter a castidade.
O canto de Cecília convenceu Valeriano a manter a esposa virgem. Na verdade, o marido se emocionou tanto que decidiu se converter ao cristianismo e sair da vida pagã. Em seguida, o irmão de Valeriano, Tibúrcio se converteu ao cristianismo e ambos foram condenados à morte.
Mais tarde, Cecília se enfrentaria aos funcionários da corte romana e seria torturada a fim de renunciar sua fé. No entanto, qual mais lhe submetiam aos sofrimentos, mais ela se mostrava mais disposta e cantava a Deus. Ao fim de alguns dias foi decapitada. Sua festa se comemora desde o século V, mas somente em 1594, ela foi nomeada padroeira da música pelo papa Gregório XIII.
A Mitologia Grega e a Música
De acordo com a lenda grega, os deuses pediram para que Zeus criasse divindades que pudessem cantar em celebração às vitórias contra os Titãs.
Zeus, atendendo aos pedidos, passou 9 noites de amor com Mnemosia, a deusa da memória, e desta união nasceram 9 entidades, que foram chamadas “Musas”. Aliás, a origem da palavra música vem daí. Entre as suas novas criações, estava Euterpe, a musa da música, que formou par com Apolo, deus do Sol e da música, para louvar as vitórias dos outros deuses.
Euterpe, geralmente, é representada com uma coroa de flores à cabeça e uma flauta entre as mãos.
O Dia de Dar uma Volta celebra-se a 22 de novembro.
Sim, este dia existe! É um dia dedicado a simplesmente sair de casa e dar uma volta de carro, de moto ou mesmo a pé, com ou sem destino específico. O objetivo do dia é apelar à mobilidade da pessoa e ao sentimento de liberdade.
Com todo o stress no trabalho, com toda a tecnologia a escravizar o homem e com todas as responsabilidades que caem no colo de uma pessoa todos os dias, o Dia de Dar uma Volta (Go For a Ride Day) é um apelo à libertação e ao movimento. Trabalhar o dia todo sentado e não fazer exercício físico constituem perigos para a saúde da pessoa. Sair de casa é uma forma de espairecer a cabeça e de renovar as energias.
O dia 22 de novembro foi escolhido para esta comemoração por se terem feito progressos relevantes para a mobilidade nesta data ao longo da história, como a patente do motor elétrico.