21 de outubro é o 294.º (ducentésimo nonagésimo quarto) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 71 dias para acabar o ano de 2021.
O Dia do Ecumenismo é comemorado anualmente em 21 de outubro, no Brasil.
Esta data celebra o ato ecumênico que, de acordo com a definição eclesiástica do termo, consiste na busca da unificação entre as diferentes vertentes do cristianismo – católica, protestante e pentecostal. O Ecumenismo também é reconhecido como um momento de confraternização e desejo de paz na humanidade, abrangendo todos os campos do conhecimento, com harmonia e respeito.
Atualmente, vários outros estados brasileiros também celebram o ato ecumênico no dia 21 de outubro, como: Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso. Em outros estados brasileiros, como no Pará e no Amazonas, o Dia do Ecumenismo é celebrado em 23 de setembro.
Origem do Dia do Ecumenismo
O Dia do Ecumenismo começou a ser celebrado no Distrito Federal, como uma homenagem ao Templo da Boa Vontade, que foi fundado em 21 de outubro de 1989 por José de Paiva Netto, diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV).
O Templo da Boa Vontade é tido como um símbolo do ecumenismo na capital brasileira, recebendo pessoas de todas as religiões e filosofias com total igualdade.
O Dia Nacional da Alimentação Escolar é comemorado anualmente em 21 de outubro.
Esta data tem o objetivo de chamar a atenção de toda a comunidade sobre a importância de pensar e manter bons hábitos alimentares para as crianças, jovens e adultos estudantes.
Uma boa alimentação é fundamental para o desenvolvimento da capacidade cognitiva dos alunos, ajudando no rendimento escolar e proporcionando outras melhorias, como: aumento da qualidade do sono, da capacidade respiratória e a prevenção do aparecimento de doenças cardiovasculares, por exemplo. Além disso, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 34,8% de crianças entre 5 e 9 anos estão acima do peso.
É essencial a introdução de bons hábitos alimentares desde os primeiros anos de vida do indivíduo e existem diversas opções baratas (e gostosas) para montar uma merenda escolar com qualidade.
Para ajudar nesta tarefa (que também deve ser acompanhada de perto pelos pais ou responsáveis), foi criado o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que desde 1955 contribui para a construção e fortalecimento de hábitos alimentares saudáveis para os alunos de educação básica das redes públicas de ensino.