20 de julho é o 201.º (ducentésimo primeiro) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 164 dias para acabar o ano de 2022.
Dia do Amigo e Internacional da Amizade
Amigos. O dia 20 de julho não é feriado,mas não raramente as pessoas se telefonam, mandam mensagens e se cumprimentam para celebrar o Dia do Amigo. Esta data foi primeiramente adotada em Buenos Aires, na Argentina. Desde 1999, ela é comemorada de forma oficial neste país, onde é uma das celebrações mais festejadas.
O argentino Enrique Ernesto Febbraro (1924-2008) é o responsável pela criação do Dia do Amigo e Internacional da Amizade. A ideia surgiu com a chegada do homem à Lua, pois este fato significava que juntos, os povos poderiam conseguir superar desafios quase impossíveis. Para o criador da data, esse evento representava um símbolo de união entre todos os seres humanos.
Através das campanhas de divulgação realizadas por Febbraro,aos poucos, o Dia do Amigo e Internacional da Amizade passou a ser comemorado em outras partes do mundo, e hoje quase todos os países festejam esta data.
Chegada do Homem à Lua
O homem pisou na Lua pela primeira vez no dia 20 de julho de 1969, data que passou a representar um marco histórico para a humanidade em termos de exploração espacial.
Viagem à Lua no Apolo 11- No dia 16 de julho de 1969, três astronautas chamados Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin Aldrin decolam dos Estados Unidos da América em direção à Lua a bordo da espaçonave Apolo 11.
A viagem dura 4 dias. No dia 20 Armstrong, o comandante da missão, pisa na Lua e diz a famosa frase: “Este é um pequeno passo para um homem; um salto gigantesco para a humanidade”, minutos depois, uma bandeira americana é colocada na Lua.
Os astronautas ficaram durante duas horas e meia caminhando na Lua, coletando pedras e amostras do solo lunar, tirando fotos e fazendo algumas experiências. De regresso à Terra, foram recebidos como verdadeiros heróis.
Dia Nacional do Biscoito
O Dia Nacional do Biscoito é celebrado anualmente em 20 de julho. O alimento é feito de farinha, água, sal (ou açúcar) e pode ainda ser recheado ou não. Diante dessa definição tão simples, não estranhamos o fato do mercado brasileiro contar com cerca de 200 tipos de biscoitos.
A origem é imemorial, pois acredita-se que os homens primitivos já esmagavam grãos e os misturavam com água. Pesquisas indicam que o biscoito já era preparado no Antigo Egito e na Pérsia. A palavra biscoito vem do latim: “bis”, duas e “coctus”, cozido e significa “cozido duas vezes”, numa alusão ao processo de fabricação. O vocábulo passou para a língua portuguesa pelo francês, “bescuit”.
Biscoito ou Bolacha? No Brasil há uma polêmica em torno do nome “certo” para este alimento: biscoito ou bolacha? Para a indústria alimentícia, o nome consagrado é biscoito.
Na verdade, não existe diferença, pois ambos designam a mesma coisa. Como todos os idiomas, há diferenças de vocabulário regionais. Assim, em certas partes do país se diz “biscoito” e outras, “bolacha”.
No Brasil há estados que designam como “biscoito”, aqueles feitos com a massa fina, mais caros e utilizados para chás, equivalentes ao “biscuit” do inglês britânico. Ainda existem pessoas que afirmam que “biscoito” seria somente o feito com polvilho. Vemos que a discussão está longe de acabar…