A data foi instituída pela Lei nº 13.227/2.015 e representa um momento especial de sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano, assim como, uma iniciativa a mais para a proteção e a promoção do aleitamento materno. Estimular a doação de leite materno; promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano; divulgar os bancos de leite humano nos estados e nos municípios, são objetivos das comemorações.
O leite é a primeira alimentação humana e fonte de nutrientes para as funções biológicas, sendo considerado o melhor alimento para os bebês, por ter papel muito importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico.
Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não estar usando nenhum medicamento que interfira na amamentação.
O Dia do Físico é celebrado anualmente em 19 de maio.
Esta data é uma homenagem aos profissionais que se dedicam a estudar a ciência que rege todas as ações, processos e consequências do universo: a física! Graça aos estudos e pesquisas dos físicos, as civilizações vivem hoje com uma série de coisas que revolucionaram completamente o mundo, como a eletricidade, os motores, as geladeiras, celulares, aviões, computadores, câmeras e etc.
No Brasil, o 19 de maio passou a ser comemorado como Dia do Físico a partir de 2005, quando a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou aquele o Ano Internacional da Física, em homenagem ao centenário do “Ano Miraculoso de Einstein”. Em 1905, Albert Einstein, um dos mais importantes físicos da história, publicou seus artigos referentes à Teoria da Relatividade, estudo que revolucionaria para sempre a Física.