18 de outubro é o 291.º (ducentésimo nonagésimo primeiro) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 74 dias para acabar o ano de 2021.
O Dia do Médico é celebrado anualmente em 18 de outubro.
Os médicos são os responsáveis por cuidar da saúde das pessoas. Por este motivo, esta data é destinada a homenagear o trabalho destes profissionais.
Os médicos podem ser generalistas, que atuam em Clínica Geral e Saúde da Família, ou especialistas, quando são peritos em alguma área. São exemplos de médicos especialistas: endocrinologista, cardiologista, otorrinolaringologista, ginecologista, obstetra, pediatra e etc.
Origem do Dia do Médico
O Dia do Médicoé celebrado em 18 de outubro em homenagem a São Lucas, o padroeiro dos médicos.
Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, e seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica. Lucas era médico, razão pela qual se decidiu homenagear os profissionais com o mesmo dia da festa deste santo.
Dia do médico em outros países
Embora no Brasil o dia do médico seja comemorado no dia 18 de outubro e o seu significado esteja ligado à crença cristã, em outros países o dia do médico é comemorado em datas distintas.
Nos Estados Unidos o dia do médico é comemorado em 30 de março, pois nesta data em 1942 foi aplicada a primeira anestesia em um paciente.
Em outros países, o dia dos médicos é comemorado em datas que lembram importantes profissionais, como 1º de julho na Índia, em memória do médico Bidhan Chandra Roy, e 1º de maio no Canadá, em homenagem a Emily Stowe, primeira médica do país.
O Dia de São Lucas é celebrado anualmente em 18 de outubro.
Considerado o padroeiro dos médicos, cirurgiões e artistas, São Lucas “Evangelista” é uma das figuras santas mais veneradas pelo cristianismo, em diversas doutrinas, como a católica, ortodoxa, anglicana, protestante e luterana. São Lucas era médico e escritor, tido como um dos quatro evangelistas do Novo Testamento da Bíblia Sagrada.
Teria sido discípulo do apóstolo de Jesus Cristo, São Paulo, que o chamava de “Lucas, o amado médico”, devido a sua personalidade carismática. Por esse motivo, São Lucas é considerado o padroeiro dos médicos e, no dia 18 de outubro, também se comemora o Dia do Médico.
Além disso, São Lucas ainda era um talentoso pintor, considerado o padroeiro dos artistas por causa do seu talento. Era chamado pelos cristãos orientais de “médico pinto
História de São Lucas
São Lucas nasceu em Antioquia, na Síria, e seu nome significa “portador de luz”. A Bíblia narra sua conversão através do apóstolo Paulo e, posteriormente, o apresenta como discípulo e companheiro de missão.
Os registros bíblicos atribuem a ele o terceiro Evangelho do Novo Testamento, cuja mensagem é dirigida aos cristãos gentios. Sua narrativa é baseada em depoimentos de pessoas, já que não conviveu pessoalmente com Jesus Cristo. Trata-se do único escritor bíblico conhecido que não era judeu.
A mensagem de São Lucas exalta o cuidado com os pobres, pecadores arrependidos e a importância da oração. Em virtude das suas viagens apostólicas, no mundo greco-romano, Lucas foi um dos primeiros missionários. Seus escritos demonstram a boa cultura e dotes literários, expostos no Evangelho de Lucas, sobre a vida de Jesus, e Atos dos Apóstolos, que narra as origens da Igreja e ministério de Paulo.