18 de maio é o 138.º (centésimo Trigésimo Oitavo) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 227 dias para acabar o ano de 2021.
E hoje chegamos ao 18 de maio, uma data triste para a família de Araceli Crespo, uma linda menina de apenas oito anos, que há 48 anos em 18 de maio de 1973, foi sequestrada, espancada, violentada e brutalmente assassinada por jovens da classe média alta de Vitória do Espírito Santo e que até hoje nunca foram punidos. Mas a morte de Araceli, ao menos serviu para chamar a atenção do país para se preocupar em proteger melhor nossas crianças e adolescentes da violência e abuso sexual.
Aqui em Macarani, conforme anunciamos ontem, em uma ação conjunta do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Tutelar de Macarani teremos hoje uma manifestação que sairá em carreata da sede do CRAS em direção a Avenida Lindolfo Fernandes no Marjorie Parque. O conjunto de ações que serão concluídas hoje começou no sábado, quando na oportunidade foi realizada uma distribuição de panfletos na feira livre e no comércio chamando a atenção para a nossa responsabilidade enquanto cidadãos na proteção das nossas crianças e adolescentes.
De acordo com dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos – SNDH, é assustador o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no país. Por isso, foi criada esta data com o intuito de ajudar a combater este mal que destrói a vida de milhares de jovens todos os anos.
Recentemente em declaração ao RGBAHIA, o Delegado de Polícia Civil, Dr. Roberval Nolasco, disse que:“é surpreendente o número de casos comprovados de violência sexual contra crianças que ocorre em Macarani. A média é de quase um caso por mês, e isso fora os que não chegam ao conhecimento da Polícia porque não são denunciados.”