REVISTA

GERAL BAHIA

18 DE DEZEMBRO – Dia do Museólogo e Dia Internacional dos Migrantes.

18 de dezembro é o 352.º (tricentésimo quinquagésimo segundo) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 13 para acabar o ano.

O Dia do Museólogo é comemorado anualmente em 18 de dezembro.

A data foi instituída em 31 de maio de 2004, em decreto presidencial. No dia dedicado ao profissional da museologia, o objetivo é não só homenagear os museólogos, mas principalmente reconhecer a importância dessa profissão, a qual é regulamentada pela Lei n.º 7.287, de 18 de dezembro de 1984, e pelo Decreto 91.775 de 15 de outubro de 1985.

Para ser um profissional dessa área é necessário formação acadêmica em Bacharelado ou Licenciatura Plena em Museologia, Mestrado ou Doutorado em Museologia ou possuir diploma de ensino superior e experiência comprovada de pelo menos 5 anos no âmbito da Museologia anteriores a promulgação da Lei n.º 7.287.

Dentre outras funções, os museólogos organizam acervos, cuidam da sua conservação e coordenam exposições. São eles os responsáveis também por:

  • Promover a preservação cultural e, assim, garantir o respeito e valorização da nossa identidade.

  • Supervisionar, organizar e administrar museus, exposições e atividades que promovem a educação e a cultura.

  • Conduzir estudos e pesquisas para ampliar informações do patrimônio museológico.

  • Periciar e avaliar a autenticidade e o caráter histórico, científico ou artístico do acervo museológico.

18 de dezembro é Dia Internacional dos Migrantes.

Neste dia 18 de dezembro é comemorado o Dia Internacional dos Migrantes. Instituída no ano 2000 por meio de uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, a data celebra a contribuição das pessoas migrantes às sociedades de origem e de destino e visa estimular a reflexão sobre seus direitos.

O fenômeno da migração vem crescendo em todo o mundo. Segundo a ONU, existem atualmente 272 milhões de pessoas reconstruindo suas vidas longe de suas origens. São indivíduos, famílias ou grupos que atravessam países, regiões e continentes, levando consigo oportunidades e desafios relativos ao desenvolvimento e à sua integração local.

O Brasil tem se destacado no debate global sobre migrações. O país possui uma legislação avançada e políticas públicas que promovem os direitos e a inclusão socioeconômica dos imigrantes no país, repudiando todas as formas de discriminação. A resposta brasileira ao fluxo migratório venezuelano, conhecida como “Operação Acolhida”, tem sido elogiada e considerada pela ONU uma boa prática a ser disseminada e replicada em outras situações emergenciais voltadas à população migrante no mundo.

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) participa da Operação Acolhida e está comprometido com a promoção e a proteção dos direitos humanos de todas pessoas migrantes no Brasil. Neste Dia Internacional dos Migrantes, o MMFDH presta sua homenagem às pessoas que deixam seus países e às comunidades que as acolhem com dignidade e respeito.

FAZENDAS-VALE-VERDE
FAZENDAS VALE VERDE
OTONEURO
NOVOS PROFISSIONAIS PARA A SUA SAÚDE
75fc36a1-13f0-4804-a3c6-5937248cf4a9-575x1024
SAAE DE MACARANI - ÁGUA PARA TODOS
434153736_2528971897288533_4220592963380261260_n
CONSTRULAR - SUA CASA DA BASE AO ACABAMENTO
PANIFICADORA-AMERICA-1
PANIFICADORA AMÉRICA
GENTE FELIZ
MUNDO DAS UTILIDADES