16 de setembro é o 259.º (ducentésimo quinquagésimo nono) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 106 dias para acabar o ano de 2022.
Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio
O Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio é comemorado em 16 de setembro. Como o próprio nome sugere, esta data tem o principal objetivo de conscientizar a população e governos sobre a importância da preservação da camada de Ozônio para garantir a estabilidade da vida na Terra.
A camada de ozônio é uma defesa natural do planeta contra os raios ultravioletas, extremamente nocivos para os seres vivos. Além de apresentar prováveis cenários sobre como os impactos ambientais podem destruir a camada de ozônio, durante esta data também são apresentadas soluções de como encorajar atitudes favoráveis ao ambiente, evitando o desgaste desta barreira natural.
A criação desta data foi instituída por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1994, como celebração da assinatura do Protocolo de Montreal, que ocorreu em 16 de setembro de 1987. Os países que assinaram este tratado internacional assumiram o compromisso de diminuir a produção de CFC’s (clorofluorcarbonetos) e outras substâncias responsáveis pela destruição da camada de ozônio.
Dia do Caminhoneiro
O Dia do Caminhoneiro é celebrado anualmente em 16 de setembro. Esta data é uma homenagem a todos os profissionais que atravessam as longas estradas brasileiras e internacionais, transportando as mais diversas mercadorias e movimentando a economia nacional.
No Brasil, existem três datas comemorativas que homenageiam os caminhoneiros: 30 de junho, 25 de julho e 16 de setembro. A nível nacional, o ex-vice-presidente do Brasil, José Alencar Gomes da Silva, decretou através da lei nº 11.927, de 17 de abril de 2009, o Dia Nacional do Caminhoneiro para ser comemorado em 16 de setembro.
Mas, a nível popular,o Dia do Caminhoneiro continua a ser celebrado em 25 de julho, data que também se comemora o Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. O 30 de junho é considerado uma data regional, pois celebra a profissão de caminhoneiro na região do estado de São Paulo. Esta data foi oficializada através da lei nº 5.487, de 30 de dezembro de 1986.