15 de dezembro é o 349.º (tricentésimo quadragésimo nono) dia do ano no calendário gregoriano . Faltam 16 dias para acabar o ano de 2021.
O Dia do Arquiteto e Urbanista é comemorado anualmente em 15 de dezembro no Brasil.
A data foi instituída pela Lei nº 13.627, de 16 de janeiro de 2018, e homenageia os profissionais responsáveis por pensar e projetar o plano e design de uma construção. Com criatividade, conhecimentos de física e sensibilidade, o arquiteto consegue construir verdadeiras obras de arte!
Origem do Dia Nacional do Arquiteto
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) instituiu através da 8ª Resolução, de 15 de Dezembro de 2011, o dia 15 de Dezembro como o NOVO Dia do Arquiteto e Urbanista. Até então, a data era comemorada em 11 de dezembro, dia em que os cursos de engenharia e arquitetura foram regulamentados e oficializados no Brasil, por meio do Decreto de Lei nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933.
A nova data, 15 de dezembro, foi escolhida por ser o nascimento do ilustre arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, responsável por pensar e projetar diversos prédios e monumentos que são ícones da arquitetura moderna. Niemeyer é uma inspiração para vários arquitetos em todo o mundo!
Dia Nacional da Economia Solidária
O Dia Nacional da Economia Solidária é comemorado anualmente em 15 de dezembro, no Brasil. A data tem o objetivo de incentivar a defesa do trabalho associado e voluntário, a partir do desenvolvimento sustentável, respeito à vida e com justiça social. O principal intuito do Movimento de Economia Solidária do Brasil é fomentar a criação de políticas públicas nacionais de economia solidária.
Muitas empresas brasileirasjá trabalham com os princípios da economia solidária, ou seja, utilizam técnicas e modelos de produção que garantem o bem-estar dos seus funcionários, a preservação do meio ambiente e a organização autogestionária da empresa.
Origem do Dia Nacional da Economia Solidária
O Dia Nacional da Economia Solidária foi criado em homenagem ao ambientalista Chico Mendes, que nasceu em 15 de dezembro de 1944. Chico Mendes ficou conhecido pela luta em defesa dos seringueiros da Bacia Amazônica, através da conscientização das empresas em preservar a floresta nativa.
O ativismo ecológico de Chico Mentes ganhou dimensões internacionais. O Movimento de Economia Solidária do Brasil decidiu que o dia 15 de dezembro deveria ser dedicado à nobre causa que representou a vida de Chico Mendes: o Dia Nacional da Economia Solidária.
Dia da Advogada é comemorado em 15 de dezembro
Em homenagem a Myrthes Gomes, primeira mulher a obter o registro de advogada no Brasil em 1906, a OAB Nacional instituiu a comemoração em 2016, dentro do Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada. Em 2017, em importante resgate histórico, Esperança Garcia foi reconhecida como a primeira advogada no Piauí, pois em 1770, na extrema condição de mulher negra e escravizada, peticionou ao governador do seu estado, denunciando os maus tratos que sofria.
No Brasil existem aproximadamente 600 mil advogadas, com todos os grandes desafios inerentes à condição feminina: no mercado de trabalho, replicam a estatística recebendo 30% a menos do que os homens e são exceção nos cargos diretivos de grandes escritórios.
Em uma sociedade desigual, permeada estruturalmente pelo machismo, sexismo e misoginia, a OAB protagoniza um marco histórico na sociedade brasileira no que se refere à representatividade política de mulheres. Emerge o respeito fundamental à Constituição Federal de 1988, que em seu artigo 5, I, estabelece a igualdade entre homens e mulheres. Com coragem e resistência, avançamos!