REVISTA

GERAL BAHIA

14 DE JUNHO – Dia do Solista, Dia Mundial do Doador de Sangue.

14 de junho é o 165.º (centésimo sexagésimo quinto) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 200 para acabar o ano.

Dia do Solista

O Dia do Solista é celebrado anualmente no dia 14 de junho. O solista é aquele profissional virtuoso que é capaz de executar sozinho certos movimentos, no caso da dança e do esporte, ou melodias, no caso da música. Igualmente, os atores podem ser solistas quando estão sozinhos em cena ou recitam um grande texto que não possui réplica.        

No esporte, algumas modalidades podem ser disputadas em equipe, duplas ou solo, como a ginástica rítmica e o nado sincronizado. O solista surge com a própria evolução da música ocidental, quando as melodias ficam cada vez mais complexas e nem todos são capazes de interpretá-la. A palavra “solo” pode ser encontrada no italiano e no espanhol e significa “sozinho”.

Entre os músicos, cantores e bailarinos há uma diferença hierárquica em ser um artista que toca com os demais, no coro e na orquestra, e aquele que o faz sozinho. Afinal, o solista não apenas executa o solo, mas vive disso.

Nas companhias de balé clássico, os bailarinos que superam a condição de solistas ainda podem ser primeiros-bailarinos. E ainda há aqueles que alcançam o posto de primeira-bailarina absoluta quando desempenham excepcionalmente bem sua arte.

Em um coro, as vozes que ultrapassam a extensão normal do ser humano são ditas vozes solistas. São eles os encarregados de entoar as partes mais difíceis de uma peça ou encarnar personagens. Já na ópera, denominava-se “prima-dona” (a primeira mulher, ou mulher principal) a cantora que se destacava nas produções e era capaz de executar as notas mais agudas.

Para ser um solista é preciso estudar muito, ter uma enorme sensibilidade e ser capaz de transmitir toda a emoção contida na partitura ou na coreografia. No concerto do mundo, os grandes espíritos são solistas, e as suas cadências interrompem o ritmo uniforme da música da vida.

Dia Mundial do Doador de Sangue

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente em 14 de junho. O objetivo desta data é homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vida.

A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 – 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

Quem pode doar sangue?  Para doar sangue, a pessoa deve estar enquadrada dentro de algumas características específicas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS):

  • Homem ou mulher entre 16 e 68 anos;

  • Ter acima de 50 quilos;

  • Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV;

  • Estar bem alimentado e descansado;

  • As parturientes devem esperar entre 90 e 180 dias após o parto;

  • Se estiver gripado, esperar no mínimo 7 dias após a recuperação para poder doar;

  • Após uma doação, as mulheres devem esperar 90 dias para fazê-lo novamente; enquanto os homens devem esperar 60 dias.

Doação de sangue no Brasil – No Brasil, segundo a campanha #PartiuDoarSangue, apenas 1,8% da população se dispõe a doar sangue, enquanto o ideal seria 5%. Mas, esse cenário vem mudando com as sucessivas campanhas de esclarecimento junto à população para que aumente no número de doadores de sangue em todo país.

FAZENDAS-VALE-VERDE
FAZENDAS VALE VERDE
OTONEURO
NOVOS PROFISSIONAIS PARA A SUA SAÚDE
75fc36a1-13f0-4804-a3c6-5937248cf4a9-575x1024
SAAE DE MACARANI - ÁGUA PARA TODOS
434153736_2528971897288533_4220592963380261260_n
CONSTRULAR - SUA CASA DA BASE AO ACABAMENTO
PANIFICADORA-AMERICA-1
PANIFICADORA AMÉRICA
GENTE FELIZ
MUNDO DAS UTILIDADES