14 de fevereiro é o 45.º (quadragésimo quinto) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 320 dias para acabar o ano de 2022.
14 de fevereiro Dia Mundial do Amor
Para os brasileiros o Dia dos Namorados é comemorado dia 12 de junho, mas é no dia 14 de fevereiro que os apaixonados da maior parte do mundo trocam juras de amor, no Valentine´s Day
O Carnaval nem começou e já está na hora de trocar presentes com o amor da sua vida. Certo?Errado.Se for para comemorar o Dia dos Namorados – ou o Valentine´s Day – no Brasil vai ser preciso esperar até 12 de junho. Em boa parte do resto do mundo, porém, é hoje o dia de trocar juras de amor (no resto do ano também, mas vai que os casais precisam de uma data especial para marcar o romance).
O Valentine´s Day é uma alusão a São Valentim, um valente e popular servo do senhor que chegou a ser torturado por pregar o amor. A lenda, no entanto, surgiu até antes dele, com uma festa romana que era realizada no distante século IV a.C. em homenagem ao deus Lupercus. A festança conhecida como festa de Lupercália já acontecia em fevereiro e era uma forma das pessoas pedirem proteção e abundância nas colheitas e – por que não – no amor?
Ele foi uma espécie de “defensor do amor” naqueles tempos de ira e ódio (não muito diferente de hoje) em que até os soldados eram proibidos de casar para não sentirem saudades de casa. Valentim, no entanto, continuava a celebrar os casamentos, a despeito das ordens superiores. Chegou a ser preso e receber inúmeros bilhetes e recados de jovens que ainda acreditam no amor e viam nele uma salvação para que esse sentimento fosse celebrado sem culpa.
Dia de São Valentim
O Dia de São Valentim é comemorado anualmente em 14 de fevereiro em diversos países do mundo, tais como Argentina, Espanha, Portugal, França, etc. Também conhecido como o Dia dos Namorados ou Valentine’s Day, esta é uma data especial celebrada por casais de várias partes do planeta, onde se comemora o amor e a união das pessoas que se amam.
Este dia foi escolhido por ser a data em que um bispo da Igreja Católica, chamado Valentim, foi morto em Roma pelo fato de ter desobedecido o imperador realizando casamentos às escondidas. Curiosamente, os brasileiros não têm o costume de celebrar o Dia de São Valentim, pois esta é uma tradição dos países anglo-saxões, que não encontrou muita acolhida por aqui.
No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho, véspera de Santo Antônio, popularmente conhecido como santo casamenteiro.