13 de agosto é o 225.º (ducentésimo vigésimo quinto) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 140 dias para acabar o ano de 2021.
O Dia Mundial do Canhoto é comemorado anualmente em 13 de agosto.
A data surgiu no Reino Unido e foi criada com o intuito de conscientizar as pessoas sobre os desafios que um canhoto enfrenta em uma sociedade onde 90% da população é destra. Canhoto é a pessoa que escreve ou utiliza predominantemente a mão esquerda, enquanto que uma pessoa destra utiliza a mão direita para realizar a maioria das atividades corriqueiras, como escrever, por exemplo.
Pode não parecer, mas os canhotos já sofreram muito preconceito no passado e, ainda hoje, muitas culturas discriminam as pessoas que utilizam a mão esquerda. Apenas 10% da população é canhota, ou seja, os utensílios e objetos construídos para facilitar o dia a dia das pessoas foram feitos predominantemente para pessoas que utilizam a mão direita, que são a maioria no mundo.
Nos últimos anos, os canhotos puderam comemorar muitas conquistas, como o surgimento de objetos, instrumentos e demais utensílios desenvolvidos exclusivamente para pessoas que utilizam a mão esquerda. O Dia do Canhoto também serve para comemorar essas conquistas em um mundo quase que totalmente “direito”.
Origem do Dia Mundial do Canhoto
O Dia do Canhoto foi celebrado pela primeira vez em 13 de agosto de 1976. Porém, esta data só foi oficializada na década de 1990, por iniciativa do clube britânico Left-Handers Day Club, que lutava contra o preconceito que sofriam por serem canhotos.
Alguns canhotos nada conhecidos
-
Albert Einstein: físico alemão que elaborou a famosa Teoria da Relatividade.
-
Ayrton Senna: tricampeão mundial brasileiro de Fórmula 1.
-
Bill Gates: dono da maior empresa de informática do planeta, a Microsoft, e um dos homens mais ricos do mundo