12 de setembro é o 255.º (ducentésimo quinquagésimo quinto) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 110 dias para acabar o ano de 2022.
Dia do Médico Urologista
No dia 12 de setembro comemoramos o dia do médico urologista, especialista responsável pelo tratamento de distúrbios do sistema genital masculino e do aparelho urinário de ambos os sexos. Essa data foi escolhida por ser o dia do nascimento do médico urologista Juscelino Kubitschek de Oliveira, que além de ter sido um grande político brasileiro, foi aclamado em outubro de 2005 como patrono da urologia brasileira.
Além disso, os médicos urologistas têm o importante papel a desempenhar quanto a atenção à saúde, especialmente do homem, já que essa especialidade tem o objetivo de diagnosticar e tratar doenças como cânceres de próstata e pênis, infertilidade, disfunção erétil, incontinência urinária, além de atuar na prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis.
Origem da data.O dia 12 de setembro foi escolhido como o Dia do Urologista por ser a data de nascimento do médico urologista e grande político brasileiro, Juscelino Kubitschek, aclamado em outubro de 2005 como patrono da urologia brasileira.
Dia Nacional da Recreação
Dia 12 de setembro é o Dia da Recreação, embora não exista nenhum projeto de lei que tenha acrescentado a data oficialmente ao calendário brasileiro,o dia 12 de setembro é considerado o Dia da Recreação. A data é celebrada anualmente pela Associação Brasileira de Recreadores, tendo como objetivo promover debates sobre o tema e incentivar os recreadores e futuros profissionais da área a disseminarem boas práticas de recreação.
A recreação se refere a atividades de lazer cuja meta principal é restabelecer e renovar as energias das pessoas, esgotadas com as tarefas diárias. A necessidade de se praticar atividades recreativas está intrinsecamente ligada à manutenção de corpo e mente saudáveis, pois elas despertam a felicidade e o divertimento em seus praticantes.
O que pode ser considerado recreação? As atividades de recreação estão associadas com as práticas lúdicas e agradáveis. “Vão desde estímulos sensório-motores, pelas ações ligadas a jogos, brincadeiras e práticas pré-desportivas, às interações sociais e afetivas que as diversas atividades recreativas despertam nos participantes”, afirma o professor dos cursos de Educação Física da Unileão José de Caldas.
Segundo o docente, atividades de recreação são muito importantes para crianças e adolescentes. “Elas podem aperfeiçoar habilidades cognitivas, comunicativas e criativas, auxiliando em um desenvolvimento integral”,aponta.
Entretanto, não é apenas nessas fases da vida que a recreação deve ser praticada: adultos também devem buscar o lazer. “Para adultos e idosos, as atividades recreativas têm seu papel para formação, reposição de energias, reencontro e transformação do olhar para cada uma dessas fases, auxiliando no equilíbrio e harmonia da qualidade de vida”, completa o professor.