REVISTA

GERAL BAHIA

10 DE SETEMBRO – Dia da Prevenção ao Suicídio e Dia do Gordo.

10 de setembro é o 253.º (ducentésimo quinquagésimo terceiro) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 112 dias para acabar o ano de 2021.

O Dia do Gordo é celebrado em 10 de setembro.

O principal objetivo do Dia do Gordo é a conscientização sobre a importância de se manter o respeito por aqueles que estão acima do peso, ou mesmo aquelas pessoas que apenas possuem uma maior estrutura corporal. Como sabemos, a obesidade pode ser prejudicial à saúde. Porém, não significa que a pessoa que apresenta uma constituição física maior tenha necessariamente alguma enfermidade.

Afinal, existem pessoas magras que convivem com diversos problemas de saúde, e nem por isso são vistas com desprezo. Pode-se dizer que essa visão de mundo preconceituosa acontece em parte por estímulo da indústria da moda e das grandes marcas, que exibem em seus desfiles modelos magérrimas e, essas sim, muitas vezes com problemas alimentares graves, como anorexia e bulimia.

ELAS NÃO TEMEM SER CHAMADAS DE GORDINHAS, ELAS SÃO FELIZES.

Enfim, ninguém deve ser alvo de apelidos, piadas preconceituosas, xingamentos ou desrespeitado por conta de seu condicionamento físico. Portanto, o Dia do Gordo surge como uma ótima oportunidade para desconstruir preconceitos, alterar os padrões de beleza estereotipados e reavaliar sua conduta frente ao problema da gordofobia, que recai principalmente sobre as mulheres.

Atualmente, o Dia do Gordo costuma ser amplamente celebrado na internet, principalmente em blogs e nas redes sociais. No entanto, não se sabe ao certo a origem desta data.

É nesse mês que no dia 10 se comemora o dia mundial de prevenção do suicídio.

Setembro Amarelo é o mês (de 1 a 30 de setembro) dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.

Ao mesmo tempo em que há muita discussão sobre o tema e que são organizadas caminhadas, durante esse mês alguns locais são decorados com a cor amarela. Assim, já foram iluminados de amarelo o Cristo Redentor, o Congresso Nacional, a Catedral e o Paço Municipal de Fortaleza, entre outros.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer. As situações que levam a esse fim podem surgir de quadros de depressão, bem como do consumo de drogas.

É por isso que “Falar é a melhor solução” é o slogan da campanha, cujos envolvidos na sua organização acreditam que conscientizando as pessoas podem prevenir 9 em cada 10 situações de atos suicidas.

Origem do Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994.

Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como “Mustang Mike”. Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte.

No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem “Se você precisar, peça ajuda.”. A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio.

Em consequência dessa triste história, foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio, o laço amarelo.

FAZENDAS-VALE-VERDE
FAZENDAS VALE VERDE
OTONEURO
NOVOS PROFISSIONAIS PARA A SUA SAÚDE
75fc36a1-13f0-4804-a3c6-5937248cf4a9-575x1024
SAAE DE MACARANI - ÁGUA PARA TODOS
434153736_2528971897288533_4220592963380261260_n
CONSTRULAR - SUA CASA DA BASE AO ACABAMENTO
PANIFICADORA-AMERICA-1
PANIFICADORA AMÉRICA
GENTE FELIZ
MUNDO DAS UTILIDADES