10 de junho é o 161.º (centésimo sexagésimo segundo) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 204 para acabar o ano.
Dia da Artilharia
O Dia da Artilharia é comemorada anualmente em 10 de junho. A data é destinada a homenagear uma das mais importantes posições de um grupo militar: a artilharia. Este é o principal apoio de fogo das forças terrestres do Exército, que podem ser dotadas de canhões, foguetes ou mísseis.
Sua missão é apoiar a arma-base pelo fogo, destruindo ou neutralizando os alvos que possam ameaçar o êxito da operação. Igualmente é uma seção que demanda muito estudo, pesquisa e planejamento para que suas armas possam ser mais eficientes e assim cumprir o objetivo estabelecido.
Origem do Dia da Artilharia – O Dia da Artilharia é uma homenagem à figura de Emílio Luís Mallet (Émile Louis Mallet, no original em francês), conhecido como Marechal Emilio Mallet, o Barão de Itapevi. O dia da Artilharia é celebrado na data de seu aniversário, 10 de junho.
Mallet nasceu na França e veio para o Brasil com 17 anos. Cursou a “Imperial Academia Militar” e participou de inúmeras batalhas importantes na Guerra da Cisplatina, Revolução Farroupilha e Guerra do Paraguai. Em todas as contendas que participou foi conhecido por ser um chefe idôneo, espírito reto e ordeiro, caráter impoluto e dinâmico, e tornou-se o Patrono da Arma dos tiros densos, longos e profundos. Emilio Mallet é considerado o Patrono da Artilharia no Brasil.
Dia de Portugal
No dia 10 de junho celebra-se em Portugal o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Este dia, feriado nacional, é uma homenagem ao grande poeta Luís Vaz de Camões, autor d´Os Lusíadas, a maior obra épica de Portugal, que faleceu no dia 10 de junho de 1580. A cada ano, uma cidade é escolhida como sede das comemorações, onde o Presidente da República marca a sua presença.
Em 2022, as cerimónias oficiais serão realizadas em Braga e,posteriormente, no Reino Unido, junto às comunidades portuguesas. Muitas atividades, como desfiles, demonstrações militares e entregas de medalhas de mérito fazem parte do programa do Dia de Portugal em todo o país. Anualmente são distinguidas novas individualidades pelo seu trabalho em nome da nação.
História do Dia de Portugal – Durante o regime ditatorial do Estado Novo o dia 10 de junho era celebrado como o “Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses”. O Estado Novo ocorreu no período entre 1933 até à Revolução dos Cravos, em 25 de abril de 1974.
Após 25 de abril de 1974, a celebração do dia 10 de junho passou a prestar homenagem a Portugal, a Camões e às comunidades portuguesas.