10 de julho é o 191.º (centésimo nonagésimo primeiro) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 174 dias para acabar o ano de 2021.
O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho no Brasil.
Esta data homenageia uma das invenções culinárias mais apreciadas por diversas pessoas ao redor do mundo, em especial os brasileiros: a pizza.
Pizza é um prato típico da gastronomia italiana e famosa no mundo inteiro, que consiste em um disco de massa, regado com molho de tomate e coberto com ingredientes variados, como queijo, carnes, ervas. No Brasil, existem muitas combinações, até mesmo de pizzas doces.
Muitos historiadores, no entanto, acreditam que a origem da pizza não esteja na Itália, mas sim entre os antigos povos egípcios, hebreus e até chineses. Estudos indicam que há mais de seis mil anos, hebreus e egípcios já produziam pães que tinham como base a receita da pizza contemporânea.
No Brasil, São Paulo, devido à forte imigração italiana, é conhecida como a capital nacional da pizza. Neste dia, as pizzarias costumam fazer festas, promoções ou descontos para os clientes. As pessoas, obviamente, comemoram o Dia da Pizza comendo muitas fatias de pizza!
Origem do Dia da Pizza
O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, quando a data foi instituída pelo então secretário de turismo Caio Luís de Carvalho, em 1985. Foi feito um concurso estadual em São Paulo que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, o secretário escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração.
Dia Mundial da Lei existe e é hoje!
Todos os anos, quando chega o dia 10 de julho, amplamente é divulgada uma importante comemoração… O dia da pizza. Mas, não é só isso que é comemorado. No dia 10 de julho comemora-se, também, o Dia Mundial da Lei.
Pode parecer brincadeira ou mera coincidência, mas o dia 10 de julho é Dia da Pizza e Dia Mundial da Lei. Infelizmente, algumas vezes, vê-se o desrespeito das leis em nosso país, dando a impressão para a população de que tudo acaba em pizza.
A bem da verdade, a nossa legislação é uma das melhores do mundo. O problema é por em prática tudo o que lá está. Aliás, há excesso de leis.
Surgiu em 01/05/1958, de um presidente dos Estados Unidos da América (Dwight D. Eisenhower), a ideia de se criar uma data para lembrar a norma. Em 1965, a iniciativa foi adotada por outras nações passando a ser comemorado o Dia Mundial da Lei em 10 de julho. Dessa maneira, a referência à data é utilizada para lembrar a importância do cumprimento da Lei.
Vale destacar que a Lei está presente em praticamente tudo o que fazemos e vivenciamos. Quando saímos de casa, obedecemos as leis de trânsito e transporte; o uso do telefone obedece a normas e leis (desde o preço até a forma da prestação do serviço); ao trabalhar, obedecemos normas trabalhistas; quando vamos nos aposentar, leis previdenciárias; em nosso lar, temos leis que nos regra a convivência com os vizinhos e familiares etc. Enfim, há lei para tudo (ou quase tudo). Até para escrever um simples texto como esse, há normas e leis que dizem quando deve se acentuar, pontuar etc.
Assim, o que se comemora não é o Dia da Lei, mas o seu cumprimento (tanto, em nível municipal, estadual ou federal). A justiça é concretizada quando as leis são cumpridas e a Constituição Federal é respeitada. Em outras palavras, quando não acaba em pizza.