REVISTA

GERAL BAHIA

10 DE FEVEREIRO – Dia do Atleta Profissional e Dia das Leguminosas.

10 de fevereiro é o 41.º (quadragésimo primeiro) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 324 dias para acabar o ano de 2022.

Dia do Atleta Profissional

Dia do Atleta Profissional é comemorado anualmente em 10 de fevereiro no Brasil. A data homenageia todas as pessoas que fazem do esporte a sua profissão. É desde o dia 24 de março de 1998 que o desporto pode ser considerado uma prática profissional, de acordo com a lei nº 9.615.

História do atleta profissional

Os atletas existem há cerca de 3 mil anos. O princípio do esporte como uma forma de “ganhar a vida” aconteceu nos Jogos Olímpicos antigos (os que inspiraram as Olimpíadas modernas, criadas em 1896). Inicialmente os jogos aconteciam em Olímpia, na Grécia, quando os atletas eram “patrocinados” por pessoas para treinarem a tempo integral.

Com as Olimpíadas se tornando mais importantes em cada edição, e com a subida de popularidade de vários esportes, como o futebol no Brasil, por exemplo, o atleta como um profissional pago passou a ser muito mais comum.Dia Mundial das Leguminosas

Neste 10 de fevereiro, celebramos o  Dia Mundial das Leguminosas, desde que a data foi implementada pela Organização das Nações Unidas, em 2018. O dia foi designado pela Assembleia Geral para reafirmar a contribuição das leguminosas à agricultura sustentável e o alcance da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.

Características das leguminosas. As leguminosas são os grãos que se desenvolvem em vagens. Como exemplos, temos todos os tipos de feijões, o grão-de-bico, a soja, a lentilha e a ervilha. A alternância entre diferentes tipos de feijão e de outros legumes na alimentação diária amplia a nutrição e ainda traz novos sabores e diversidade para a alimentação.

A mistura de feijão com arroz é a mais popular no país, mas são várias as preparações apreciadas pelos brasileiros, como tutu à mineira, feijão-tropeiro, feijoada, sopa de feijão, acarajé, entre muitas outras. Feijão-branco, feijão-fradinho, ervilhas, lentilhas e grão-de-bico cozidos são consumidos também em saladas.

No entanto, os feijões contêm compostos chamados fatores antinutricionais que podem ter efeitos negativos sobre seu valor nutritivo, como inibidores de tripsina, fitatos, polifenóis e oligossacarídeos não digeríveis. Para você entender melhor, essas substâncias não deixam que alguns minerais sejam absorvidos pelo nosso corpo – os fitatos e polifenóis reduzem a absorção de zinco, magnésio e ferro. Já os oligossacarídeos não digeríveis, um tipo de fibra presente na casca das leguminosas, podem causar flatulências, e o remolho reduz esses desconfortos gástricos.

Alguns dos compostos das leguminosas são termolábeis, ou seja, desaparecem após o cozimento adequado. Outros, embora termoestáveis, que são resistentes a altas temperaturas, podem ter suas concentrações reduzidas por dissolução na água, o que ocorre durante o remolho.

FAZENDAS-VALE-VERDE
FAZENDAS VALE VERDE
OTONEURO
NOVOS PROFISSIONAIS PARA A SUA SAÚDE
75fc36a1-13f0-4804-a3c6-5937248cf4a9-575x1024
SAAE DE MACARANI - ÁGUA PARA TODOS
434153736_2528971897288533_4220592963380261260_n
CONSTRULAR - SUA CASA DA BASE AO ACABAMENTO
PANIFICADORA-AMERICA-1
PANIFICADORA AMÉRICA
GENTE FELIZ
MUNDO DAS UTILIDADES