09 de junho é o 160.º (centésimo sexagésimo) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 205 dias para acabar o ano de 2021.
O Dia Nacional de Anchieta é comemorado em 9 de junho.
Essa data comemorativa é uma homenagem à figura histórica de José de Anchieta (1534 – 1597), padre jesuíta, natural das ilhas Canárias. José de Anchieta chegou ao Brasil em 1553 com a missão de catequizar os povos indígenas, de acordo com os princípios do catolicismo. Dirigiu-se à Capitania de São Vicente e ali atuou como catequista, defendia os indígenas dos abusos dos colonos e servia como intermediador nos conflitos que surgiam.
José de Anchieta foi um dos fundadores da cidade São Paulo e declarado beato pelo Papa João Paulo II, em 1980. De acordo com a Igreja Católica, padre Anchieta também é considerado o Apóstolo do Brasil.Em 2014 foi canonizado santo pelo Papa Francisco e no ano seguinte, declarado co-padroeiro do Brasil, junto à Nossa Senhora Aparecida e São Pedro de Alcântara.
Origem do Dia Nacional de Anchieta
O Dia Nacional de Anchieta é celebrado em 9 de junho em homenagem à data de morte do padre. Oficialmente, a data foi instituída no país através da lei nº 5.196, de 24 de dezembro de 1966. José de Anchieta morreu na cidade de Reritiba (atual Anchieta), na então capitania do Espírito Santo, em 1597.
O Dia do Porteiro é comemorado no dia 09 de junho.
A data celebra os profissionais responsáveis pela segurança e bom funcionamento dos prédios comerciais e residenciais. Controla a entrada e saída das pessoas nos prédios e, em muitos casos, auxilia em outros serviços inerentes ao bom funcionamento do estabelecimento ou do bom convívio residencial.
Origem do Dia do Porteiro
A Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores de Edifícios e Condomínios, que abrange os Porteiros, definiu a data comemorativa para a classe como sendo o dia 09 de Junho, no entanto, não se sabe ao certo as razões para a escolha específica deste dia.