Cerca de 45 mil pessoas acompanharam o desfile de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na manhã deste domingo. As arquibancadas ficaram lotadas e muita gente que não conseguiu lugar teve de assistir à comemoração do lado de fora das grades colocadas ao longo da pista do Eixo Monumental. Parte do público gritou “sem anistia” e “soberania não se negocia”, quando o presidente Lula da Silva abriu o desfile.O evento começou às 9 e 20 da manhã e terminou um pouco depois das 11 horas da manhã.
Neste ano, o tema foi Brasil Soberano, com destaque também para a COP 30, Cúpula do Clima, em Belém do Pará, em novembro. Na programação, o tradicional desfile das tropas das Forças Armadas e também pelotões formados por mais de 700 alunos de escolas públicas.
SÃO PAULO – A manifestação da direita este ano em São Paulo reuniu 42.200 pessoas, de acordo com levantamento feito pela USP em parceria com outras entidades.
No Rio, manifestação da direita reuniu 42.700 pessoas. O ato aconteceu na Praia de Copacabana. Considerando a margem de erro, o público pode ter variado entre 37.600 e 47.800 pessoas. É um número maior do que o verificado em ato conservador no mesmo local no ano passado, quando foram contabilizados 32.700 manifestantes.