7 de abril é o 97.º (nonagésimo sétimo) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 268 dias para acabar o ano de 2022.
Dia Mundial da Saúde
O Dia Mundial da Saúde é celebrado em 7 de abril. Em 2022, o tema é “Nosso planeta, nossa saúde”.O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para melhorar a qualidade de vida.
Anualmente, o Dia Mundial da Saúde é destinado a discutir um tema específico, que representa uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em 2021, o tema escolhido foi “Construindo um mundo mais justo e saudável”. Em 2022 o tema escolhido é “Dia Mundial da Saúde 2022 – Nosso planeta, nossa saúde”
Somos capazes de reimaginar um mundo onde ar limpo, água e comida estejam disponíveis para todos? Onde as economias estão focadas na saúde e no bem-estar? Onde as cidades são habitáveis e as pessoas têm controle sobre sua saúde e a saúde do planeta?
Todos os assuntos debatidos durante o Dia Mundial da Saúde são prolongados ao longo de todo o ano, através da promoção palestras e atividades instrutivas e educacionais. No Brasil, as condições de saúde também são discutidas em outras datas: Dia Nacional da Saúde (5 de agosto) e Dia da Saúde e Nutrição (31 de março).
O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, mas a data é comemorada oficialmente em 7 de abril desde 1950.
Dia do Jornalista
O Dia do Jornalista é comemorado anualmente em 7 de Abril.A data homenageia o trabalho dos profissionais da mídia, responsáveis por apurar fatos e levar as informações sobre os acontecimentos locais, regionais, nacionais e internacionais para as pessoas, de maneira imparcial e ética. Seja na rádio, na televisão ou nos jornais impressos ou internet, o jornalista deve sempre trabalhar tendo como base a imparcialidade e fontes de informação confiáveis.
Origem do Dia do Jornalista: O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil.
Giovanni Badaró foi médico e jornalista, e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para seu D. Pedro II, seu filho, com apenas 14 anos de idade.
Foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista. Foi também no dia 7 de Abril que a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos.
Dia do Médico Legista
O Dia do Médico Legista é comemorado anualmente em 7 de abril. Esta data homenageia uma das áreas mais importantes dentro da medicina: a medicina legal, ou seja, a atividade exercida pelos médicos legistas.
Estes profissionais são responsáveis em realizar a necrópsia em corpos humanos, com o objetivo de analisar a estrutura orgânica do corpo, na tentativa de encontrar e explicar o motivo que teria levado aquela pessoa a morrer. Os médicos legistas atuam quando as circunstâncias da morte não são naturais, ou seja, um assassinato, acidente ou suicídio.
Para estar apto a ser um médico legista, os interessados deverão concluir o curso de ensino superior em Medicina, sendo também possuir conhecimentos básicos de direito, biologia, química, balística.
Origem do Dia do Médico Legista: O Dia do Médico Legista surgiu no ano de 1886, com a aprovação da lei nº 18, que oficializa a perícia médico-legal no Brasil, sob assinatura do conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, então presidente da Província de São Paulo.