REVISTA

GERAL BAHIA

06 DE OUTUBRO – Dia da Paralisia Cerebral, Dia do Tecnólogo.

06 de outubro é o 279.º (ducentésimo septuagésimo nono) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 86 dias para acabar o ano de 2022.

Dia Mundial da Paralisia Cerebral

O Dia Mundial da Paralisia Cerebral é celebrado no dia 6 de Outubro. A data foi criada para discutir e promover os direitos das pessoas com paralisia cerebral, que, segundo o movimento internacional World Cerebral Palsy Day (WCPD), são cerca de 17 milhões no mundo inteiro. Esta data é celebrada em mais de 75 países, o que eleva a discussão sobre a inclusão e a vivência de pessoas com paralisia cerebral a um alcance global.

A paralisia cerebral (PC) é uma desordem cerebral permanente que afeta os movimentos e a postura, causando limitações nas atividades. Os sintomas normalmente ocorrem devido a um distúrbio que acontece no desenvolvimento do cérebro durante a gestação, na hora do parto ou até mesmo alguns anos após o nascimento, podendo estar relacionada a prematuridade da criança.

O efeito da paralisia cerebral varia muito: algumas pessoas conseguem caminhar, enquanto outras não. Algumas podem demonstrar a função intelectual normal, enquanto outras podem apresentar deficiência intelectual. As desordens motoras da PC são geralmente acompanhadas por alterações na sensação, percepção, cognição, comunicação, epilepsia, comportamento, entre outros.

Tipos de PC: As pessoas diagnosticadas com paralisia cerebral podem ser classificadas em espásticas, discinética, atáxica e mista.

  • Paralisia Cerebral Espástica: é caracterizada pela dificuldade nos movimentos e na rigidez muscular, ocasionada por uma lesão no sistema piramidal, consequência de um parto prematuro.

  • Paralisia Cerebral Discinética: é caracterizada por movimentos atípicos e involuntários, ocasionada por uma lesão do sistema extrapiramidal.

  • Paralisia Cerebral Atáxica: é caracterizada por uma sensação de desequilíbrio e falta de percepção de profundidade, ocasionada por uma disfunção no cerebelo ou das vias cerebelosas.

  • Paralisia Cerebral Mista: é caracterizada por ter sintomas da PC espástica e também da PC discinética. Possui espasticidade e movimentos involuntários e associados.

Principais sintomas:

  • Rigidez muscular e reflexos exagerados

  • Rigidez normal com reflexos normais

  • Tremores ou movimentos involuntários

  • Falta de coordenação muscular

  • Movimentos lentos e contorcidos

  • Babar e ter problemas com deglutição

  • Atrasos nos desenvolvimentos da fala ou dificuldades de falar

  • Dificuldade com movimentos precisos

Possíveis causas:

  • Parto prematuro

  • Infecção durante a gestação que podem danificar o desenvolvimento do sistema nervoso do feto

  • Fator Rh incompatível entre a mãe e o bebê

  • Icterícia grave na criança

  • Trauma físico ou metabólico durante o parto

  • Privação de oxigênio grave para o cérebro ou trauma craniano significativo durante o trabalho de parto

Dia do Tecnólogo

Celebrado em 6 de outubro, o Dia do Tecnólogo tem como objetivo homenagear o profissional formado em cursos técnicos, além de debater a importância dessa modalidade para o avanço da valorização no mercado de trabalho.

Você sabia que o número de cursos superiores da categoria de tecnólogo cresceu mais de 60% entre 2009 e 2019? Segundo dados do Censo da Educação Superior de 2019, a modalidade hoje é a mais procurada por quem busca uma formação rápida e voltada para a prática profissional.

Quando surgiu a modalidade de cursos tecnólogos? Apesar de ganhar fama nos anos 2000, os cursos de tecnólogo foram criados ainda nos anos 70. A demanda surgiu da necessidade de profissionalizar jovens talentos para o setor produtivo, que naquela época estava passando por um crescimento acelerado. 

Com a necessidade cada vez maior de mão de obra qualificada, as universidades brasileiras passaram a oferecer uma modalidade de ensino voltada para a prática profissional em detrimento do ensino mais acadêmico. Apesar da criação longínqua, a regulamentação do tecnólogo ocorreu apenas em 2007.

A partir de 2008, o mercado de ensino viu um “boom” de procura pelos cursos da modalidade tecnólogo e hoje eles podem ser cursados de diversas formas: à distância, com grades flexíveis e por turnos. Não há mais desculpa para se formar com qualidade e pronto para o mercado de trabalho.

O que faz um tecnólogo? Mas afinal, o que faz um profissional formado em tecnólogo? A primeira informação que precisa ficar clara é a respeito do reconhecimento como curso superior. Assim como a modalidade de bacharelado, o diploma de tecnólogo tem validade no mercado e o mesmo peso como formação acadêmica.

O tecnólogo é um profissional especializado em determinada área, que possui a qualificação necessária para atuar em uma área específica do mercado. A formação pode ser voltada tanto para áreas de exatas como de humanas, não se restringindo a cursos de tecnologia – atenção para não confundir os termos!

FAZENDAS-VALE-VERDE
FAZENDAS VALE VERDE
OTONEURO
NOVOS PROFISSIONAIS PARA A SUA SAÚDE
75fc36a1-13f0-4804-a3c6-5937248cf4a9-575x1024
SAAE DE MACARANI - ÁGUA PARA TODOS
434153736_2528971897288533_4220592963380261260_n
CONSTRULAR - SUA CASA DA BASE AO ACABAMENTO
PANIFICADORA-AMERICA-1
PANIFICADORA AMÉRICA
GENTE FELIZ
MUNDO DAS UTILIDADES