6 de junho é o 157.º (centésimo quinquagésimo sétimo) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 208 dias para acabar o ano de 2022.
Dia Nacional do Teste do Pezinho.
O Dia Nacional do Teste do Pezinho é comemorado todo dia 6 de junho e, neste ano, há um motivo a mais para comemorar. Em maio deste ano, foi sancionada a Lei nº 14.154, que amplia de seis para aproximadamente 50 diagnósticos. O exame é responsável por detectar uma série de doenças e condições congênitas que, identificadas logo no início da vida, podem fazer a diferença nos índices de mortalidade infantil e no desenvolvimento saudável da criança.
A lei entrará em vigor 365 dias após a publicação e será implementada de forma escalonada, de forma a aperfeiçoar o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). O rol de doenças detectáveis pelo teste será ampliado ao longo de cinco etapas, baseadas em evidências científicas e considerando os benefícios do rastreamento, diagnóstico e tratamento. Serão priorizados aqueles problemas de saúde com maior prevalência no Brasil, as quais já existem protocolos de tratamento aprovado e incorporado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O Teste do Pezinho é obrigatório e deve ser realizado em todos os recém-nascidos. A coleta para o exame deve ocorrer, preferencialmente, a partir de 48 horas até o quinto dia de vida do bebê e é realizado em unidades de saúde e maternidades de todo o país. Caso o resultado demonstre a existência de alguma das doenças detectáveis, a família é contatada pelo Serviço de Referência em Triagem Neonatal para a realização de novos exames. O teste é coletado na rede pública, de forma gratuita desde a triagem, confirmação, diagnóstico e tratamento para uma série de condições.
No último ano, o programa de triagem testou 2,2 milhões de bebês, em cerca de 29 mil pontos de coleta espalhados pelo país. Do total 2.746 recém nascidos foram diagnosticados com uma das seis doenças identificadas pelo teste, o que representa 0,12% do total daqueles que foram triados. A maior parte desses diagnósticos foi para hipotireoidismo congênito (1.210) e doença falciforme (964).
Dia da Logística.
No dia 6 de junho é comemorado o Dia da Logística. O Administrador que atua em logística é responsável pela gestão de materiais e recursos usados em uma empresa. Ele atua no controle de estoque e a armazenagem, no planejamento e na movimentação interna e a distribuição entre fábricas, centros de distribuição e varejo.
Para o coordenador da Comissão Especial de Logística do CRA-RJ, Adm. Helio Meirim, o profissional que atua nesse segmento deve ter uma ampla visão sobre as atividades envolvidas.
“Cada vez mais esses Administradores são desafiados a exercer suas atividades o mais rápido e com o menor custo possível”,definiu o coordenador da Comissão. Com isso, destaca Helio Meirim, o profissional deve possuir competências e habilidades para agir sobre pressão. O Administrador afirmou que grandes empresas querem tirar de suas fábricas o espaço destinado a estoque, mas enfrentam uma grande dificuldade. “Há menos de um ano atrás, o metro quadrado do Rio de Janeiro custava cerca de R$ 22,00. Hoje, esse valor chega a R$ 31,00”.
Para concluir, Helio Meirim destacou o uso das informações para profissionais de logística e o uso das tecnologias em prol de um processo eficaz.
“A falta de informação, muitas vezes, é um problema. Dentro da empresa, o Administrador precisa saber a quantidade de estoque. Já os clientes querem saber sobre prazo de entrega, por exemplo. Existem programas que auxiliam nessa hora e facilitam o diaa dia”, avaliou.