6 de julho é o 187.º (centésimo octogésimo sétimo) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 178 dias para acabar o ano de 2022.
Dia 06 de julho será comemorado o 91º Dia Internacional do Cooperativismo e 19º Dia Internacional do Cooperativismo das Nações Unidas.
O cooperativismo surgiu em 1844, na Inglaterra, e está presente em todos os setores da economia. Uma cooperativa é formada pela associação voluntária de no mínimo 20 pessoas em torno de uma determinada atividade econômica, com objetivos comuns e divisão dos resultados. Desde 1923, pessoas ligadas a cooperativismo na Europa e no Reino Unido já comemoravam as conquistas do ano. A data era sempre no primeiro sábado de julho. Acabou se tornando um hábito e, com o tempo, a ONU reconheceu o dia 6 de julho como data comemorativa do setor.
No Brasil, as cooperativas são um dos três tipos de sociedades empresariais, ao lado das Sociedades Anônimas e Sociedades Limitadas. A primeira cooperativa do país foi criada em 1889, em Ouro Preto (MG), sendo outras formadas em seguida em Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Desde 1971 são regulamentadas pela lei 5764.
Há diversos programas, projetos e ações desenvolvidos para o fomento ao setor no Ministério da Agricultura, sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) e coordenados pelo Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop). Devido a sua importância, o governo também ampliou os recursos disponíveis para as cooperativas em R$ 300 milhões para a safra 2013/14, além de reduzir de 9% para 6,5% ao ano a taxa de juros para capital de giro de cooperativas.
Centenas de pessoas se unem para compra em comum de insumos e comercialização em comum da produção, principalmente de grãos. Também há sociedades cooperativas que atuam na industrialização e comercialização da pecuária de leite e de corte, especialmente de frangos e suínos. Segundo Ademar Schardong, presidente executivo do Sicredi, cooperativa de crédito, os riscos são minimizados entre os sócios e a sua união deles colabora para internalizar o capital, construir uma indústria e fortalecer o setor.
Dia da criação do IBGE
O Dia da Criação do IBGE é celebrado em 6 de julho. A data tem o objetivo de homenagear esta fundação pública de extrema importância para a organização e auxilio do desenvolvimento do Brasil.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGEé o responsável por retratar a imagem do Brasil, ou seja, fazer levantamentos sobre a demografia, pesquisas estatísticas sobre temas variados e garantir a recolha de informações sobre os indicadores geográficos do país.
O dia 6 de julho faz referência ao lançamento do Decreto de lei nº 24.609, de 1934, que institui a criação do IBGE. Porém, oficialmente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística só surgiu em 29 de maio de 1936, com a regulamentação do Instituto Nacional de Estatística (INE).
O atual formato do IBGE só se configurou a partir do Decreto Lei nº 218, de 26 de janeiro de 1938, com a integração do INE ao Conselho Brasileiro de Geografia (CBG). Antes da criação do IBGE ou do INE, o levantamento estatístico no Brasil era feito através da Diretoria Geral de Estatística, criada em 1871.
Principais funções do IBGE – Entre as principais atribuições de responsabilidade do IBGE, destaca-se a organização e aplicação dos censos demográficos. No Brasil, o censo é realizado de 10 em 10 anos e avalia o perfil dos brasileiros, tanto a nível econômico, social, educacional e etc.