05 de novembro é o 309.º (tricentésimo nono) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 56 dias para acabar o ano de 2021.
O Dia Nacional da Língua Portuguesa é celebrado anualmente em 5 de novembro no Brasil.
Atualmente, a língua portuguesa é o 5º (quinto) idioma mais falado do planeta. No Brasil, o Dia Nacional da Língua Portuguesa foi criado a partir do decreto de lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006, estipulando a celebração para o dia 5 de novembro.
A escolha desta data é uma homenagem ao escritor e político brasileiro Ruy Barbosa, que nasceu em 5 de novembro de 1849, e é considerado um grande estudioso da língua portuguesa.
São Paulo, por exemplo, é considerada a cidade com maior concentração de falantes de português em todo o mundo. Por este motivo, a capital paulista abriga o Museu da Língua Portuguesa.
Existem nove países que adotam o português como idioma oficial: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Guiné-Bissau. Nesta data os países do espaço lusófono procuram desenvolver atividades que ajudam a promover a cultura do idioma português pelo mundo.
Outra data que também celebra a Língua Portuguesa é 10 de junho, comemorada principalmente em Portugal (o berço do idioma português). A escolha desta data é uma homenagem ao icônico poeta Luiz Vaz de Camões, o autor de Os Lusíadas, que faleceu neste dia em 1579.
O Dia do Técnico em Eletrônica é comemorado anualmente dia 5 de novembro.
Este dia homenageia os profissionais que são responsáveis por criar projetos, realizar instalação e manutenção corretiva ou preventiva de equipamentos eletrônicos, sejam eles analógicos ou digitais. Atualmente é um tipo de profissional bastante demandado pelo mercado, pois quase tudo o que usamos hoje tem algum componente eletrônico.
Quem deseja se aventurar por este caminho deve gostar de máquinas, possuir raciocínio lógico e principalmente, ter habilidades manuais, pois os circuitos são feitos de peças bastante delicadas. Trata-se de um mercado promissor para quem quer trabalhar na área de inovação e desenvolvimento de produtos. No Brasil existem vários cursos profissionalizantes que duram cerca de três a quatro semestres, que formam os novos técnicos a cada ano.
Por se tratar de uma área muito vasta, um técnico em Eletrônica pode exercer suas atividades em diversos segmentos industriais, atuando em comando, controle e medição de máquinas e processos, como também em sistemas automatizados.
Origem do Dia do Técnico em Eletrônica
O dia 5 de novembro foi estabelecido de acordo com a Lei nº 4.265 de 21/09/1984, para marcar a data da promulgação da Lei nº 5.524 de 05/11/1968, que regulamentava a profissão de Técnico Industrial de Nível Médio no Brasil.