04 de outubro é o 277.º (ducentésimo septuagésimo sétimo) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 88 dias para acabar o ano de 2021.
O Dia da Natureza é celebrado anualmente em 4 de outubro.
Esta data é dedicada a conscientizar a sociedade a refletir sobre métodos sustentáveis de utilizar o meio ambiente, sem danificá-lo. Por natureza, entende-se tudo aquilo que existe no planeta Terra e que não é produzido pelo ser humano, como a terra, a água, as árvores, a atmosfera, os animais e etc.
Para celebrar o Dia da Natureza, escolas e a Secretaria Especial do Meio Ambiente realizam campanhas e lançam projetos que incentivem a população a refletirem sobre a importância da natureza para o constante desenvolvimento e sobrevivência humana.
O Dia dos Animais é celebrado anualmente em 4 de outubro no Brasil.
A data destaca a importância que os animais têm na vida dos seres humanos e do planeta Terra, ressaltando o respeito e o compromisso que todos os seres humanos devem ter com o meio ambiente.
O Dia Mundial dos Animais é amplamente comemorado pela Igreja Católica, pois nesta data também se celebra o dia de São Francisco de Assis, santo protetor dos animais. Em muitas paróquias são rezadas missas, onde os donos podem levar seus animais para receberem uma bênção especial.
A educação infantil deve ser direcionada desde cedo para a conscientização da importância de proteger e valorizar os seres que habitam o nosso meio ambiente, sejam os animais domésticos (cães e gatos, por exemplo), até mesmo os selvagens (leão, tigre, elefante e etc). A existência de todas as espécies é essencial para o equilíbrio das cadeias alimentares e dos ecossistemas.
Origem do Dia dos Animais
O Dia Mundial dos Animais foi uma data inserida pela própria Igreja Católica, e é comemorada no dia 4 de outubro, pois é a data do nascimento de São Francisco de Assis, padroeiro da Ecologia, e conhecido por ser o protetor dos animais.
São Francisco se referia aos animais como irmãos e chamava-os de “irmão fera”, “irmã leoa” e etc.