04 de novembro é o 308.º (tricentésimo oitavo ) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 57 dias para acabar o ano de 2021.
04 de novembro – Os inventores também têm o seu dia.
Eureka! Achei! Achei! Dizem que o filósofo grego Arquimedes gritou essas palavras quando, dentro de uma banheira, descobriu a lei do empuxo (que diz que todo corpo mergulhado num fluido sofre uma força de baixo para cima). Foi o primeiro inventor. Ou não? Dizem que a roda, muito tempo antes, foi a maior invenção de todos os tempos.
E o que dizer de quem inventou o alfabeto? As grandes invenções não param de acontecer. Johann Gutemberg inventou a imprensa. A partir daí surgiram os livros e os jornais. Dizem que o grande pintor Leonardo da Vinci inventou a boia, o robô, a bicicleta e o paraquedas. James Watt inventou a máquina a vapor. Depois foi a eletricidade, o telégrafo, a f…
O dia 4 de novembro é o Dia da Favela.
Uma data para lembrar, celebrar e, acima de tudo, reforçar a importância da luta de gente que é responsável por fazer grande parte da engrenagem econômica e social desse país girar. Gente que luta por aquilo que há de mais primordial em uma sociedade: acesso a políticas públicas. Acesso este a que o povo tem direito e que, por conseguinte, vai garantir a ele outros direitos como dignidade de moradora, de vida e social.
A primeira favela do Brasil, segundo alguns historiadores, teria se formado em 1897, tendo surgido a partir da ocupação da localidade hoje conhecida como Morro da Providência, na região central da cidade do Rio de Janeiro. Essa ocupação teria se dado “pelos soldados sobreviventes e vitoriosos da Guerra de Canudos que retornaram para o Rio de Janeiro e foram reivindicar ao governo as moradias que a eles haviam sido prometidas em caso de vitória.
Como o mesmo não tinha dinheiro para cumprir tal promessa, permitiu que os combatentes construíssem suas casas em um morro próximo ao quartel. Sendo assim, os soldados ocuparam o morro e, junto a eles, ex-escravos que não tinham onde morar após a abolição da escravatura.”