2 de fevereiro é o 33.º (trigésimo terceiro) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 332 dias para acabar o ano de 2022.
Dia de Iemanjá
O Dia de Iemanjá é comemorado em 2 de fevereiro.Iemanjá, também conhecida como “Rainha do Mar” é um orixá africano feminino, e faz parte da religião do candomblé e de outras religiões afro-brasileiras. É considerada padroeira dos pescadores, jangadeiros e marinheiros.
Igualmente, protetora dos lares, das crianças, gestantes, é invocada na hora do parto e por todos que desejam ser felizes no casamento. O Dia de Iemanjá é a maior festa em honra a este orixá, quando milhares de pessoas se vestem de branco e vão às praias depositar oferendas, como espelhos, joias, comidas, perfumes e outros objetos.
Origem do Dia de Iemanjá
O Dia de Iemanjá coincide com a festa da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo, da Igreja Católica, que também é venerada com os títulos de Nossa Senhora da Luz, da Candelária, das Candeias, entre outros. Atualmente, a data conta com devotos do candomblé e da umbanda, em sua maioria.
História de Iemanjá
O nome Iemanjá é derivado da expressão Iorubá, “yeye ma ajá”, que quer dizer “mãe cujos filhos são peixes”. Iemanjá era a orixá de uma nação iorubá, os Egba, que viviam inicialmente em um local no sudoeste da Nigéria, entre Ifé e Ibadan, onde há um rio chamado Yemanjá.
No século XIX, por causa das guerras entre povos iorubás, os Egba foram obrigados a se afastar do rio Iemanjá e passaram a viver em Abeokuta. No entanto, continuaram cultuando a divindade, que segundo a tradição, passou a viver em um novo rio, o Ògùn.
Dia de Nossa Senhora dos Navegantes.
O Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, celebrado anualmente em 2 de fevereiro,é feriado municipal em Porto Alegre, cidade da qual esta santa é considerada padroeira. Nesta data, realiza-se uma procissão na capital gaúcha que leva a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes em direção ao porto de Pelotas.
No Brasil, essa celebração foi influenciada pelos navegadores portugueses e espanhóis.
História de Nossa Senhora dos Navegantes
Nossa Senhora dos Navegantes é um dos títulos atribuídos à Maria, mãe de Jesus Cristo. Uma das denominações de Maria, na sua ladainha, é o de “Estrela do Mar”, que significaria justamente o astro que guiava os marinheiros a um bom porto seguro.
Assim, Maria começou a receber essa designação quando os marinheiros e outras pessoas que viajavam pelo mar faziam orações que lhes garantissem proteção. Eles acreditavam que Maria poderia protegê-los dos perigos do mar, como tempestades e naufrágios.
Mais tarde, com a expansão da navegação portuguesa e espanhola, ela recebeu este atributo de Nossa Senhora dos Navegantes. Esta devoção é especialmente forte nas comunidades de pescadores e cidades portuárias, onde a presença de pessoas que vivem do mar é mais numerosa.
Igualmente, aqueles que se aventuravam no mar, também rezavam para a Virgem Maria sob os títulos de Nossa Senhora da Boa Esperança, Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora da Esperança e Nossa Senhora das Candeias, que são outros nomes atribuídos à Nossa Senhora dos Navegantes.
Dia do Agente Fiscal
O Dia do Agente Fiscal é comemorado anualmente em 02 de fevereiro.A data tem o objetivo de homenagear a importância do papel do agente fiscal para garantir uma ordem na sociedade. O agente fiscal é o profissional que representa e aplica a lei de fiscalização da cobrança de impostos, dando suporte às ações do governo.
O Agente Fiscal está presente em todas as áreas da economia e sociedade, como indústria, saúde, comércio, entretenimento, habitação e etc.
Para se tornar um profissional de fiscalização (um Agente Fiscal), o interessado deverá ser aprovado em um concurso público municipal, estadual ou federal, dependendo da jurisprudência que pretende atuar. Os agentes ficais não são indicados ou nomeados, mas sim concursados.