02 de dezembro é o 336.º (tricentésimo trigésimo sexto) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 29 dias para acabar o ano de 2021.
O Dia Nacional do Samba ou Dia do Samba é comemorado anualmente em 2 de dezembro.
O Brasil é conhecido internacionalmente pelo samba, um estilo musical e de dança típico do país. O Carnaval é a festividade onde o samba se popularizou virando o ritmo oficial da festa, principalmente com os desfiles das escolas de samba. O samba é apreciado pelos brasileiros em todo território nacional, porém, tradicionalmente, o ritmo tornou-se “marca registrada” do Rio de Janeiro e da Bahia.
Em 2005, o samba de roda se tornou obra-prima do patrimônio oral e imaterial da humanidade pela Unesco. Esta manifestação brasileira foi o primeiro gênero musical do país a receber este título.
Origem do Dia do Samba
O Dia Nacional do Samba não é uma data comemorativa oficial e foi aprovado como lei estadual do Estado da Guanabara (atual município do Rio de Janeiro), através da Lei n° 554, de 27 julho de 1964. Na Bahia, também havia um projeto de lei, de 1963, que pretendia instituir o Dia do Samba. Já considerando a sua aprovação, o projeto declara que as comemorações da data nesse ano homenageariam Ary Barroso, compositor brasileiro, autor de “Aquarela do Brasil”, entre outras canções.
É possivelmente por esse motivo que se passou a divulgar a ideia de que a data seria uma homenagem ao sambista. Assim, embora o Dia Nacional do Samba não seja oficial, a sua comemoração é conhecida nacionalmente.
Vale lembrar que existem variações do samba com outros estilos músicais. Entre eles, o que se destaca é o samba Rock, o samba enredo, o samba pagode, o samba carnavalesco, o samba de gafieira e etc.
Sambistas brasileiros
Diversos artistas contribuíram para que o samba se tornasse patrimônio cultural do Brasil. Alguns exemplos são:
-
Pixinguinha (1897-1973)
-
Cartola (1908-1980)
-
Noel Rosa (1910-1937)
-
Clementina de Jesus (1901-1987)
-
Dona Ivone Lara (1922-2018)
-
Beth Carvalho (1946-2019)